A iniciativa é do vereador Luis Santos (Pros), que ressalta a importância de Geraldo Bonadio, também professor e jornalista, para a cultura sorocabana
O jornalista, escritor, professor e historiador Geraldo Bonadio será homenageado pela Câmara Municipal de Sorocaba com a Comenda Referencial de Ética e Cidadania. A iniciativa é do vereador Luis Santos (Pros) e a comenda será entregue em sessão solene a ser realizada na segunda-feira, 30, às 19h30, durante as celebrações da Semana do Tropeirismo.
“O homenageado é um grande pesquisador, com vários trabalhos publicados e relevantes serviços prestados à cultura sorocabana. A militância de Geraldo Bonadio na imprensa, nas universidades e nas instituições culturais é respeitada por todos aqueles que reconhecem a importância da cultura no desenvolvimento da sociedade”, justifica Luis Santos, o autor da homenagem.
Geraldo Bonadio iniciou sua vida de comunicador em 1959, na Rádio Cacique AM, onde exerceu as funções de locutor, produtor e redator. De 1962 a 1965, trabalhou no Diário de Sorocaba e, em seguida, foi contratado pelo jornal Cruzeiro do Sul, onde trabalhou de 1965 a 2006. Foi redator de notícias e editoriais e manteve durante 18 anos a coluna “Reflexão”.
Coordenou o projeto de implantação dos cursos de Comunicação Social da Uniso (Universidade de Sorocaba) e foi professor do Departamento de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da USP, de 1979 a 1981. É mestre em Teoria da Comunicação pela Faculdade Cásper Libero, onde também foi professor. Autor de vários livros e artigos sobre tropeirismo, é fundador e presidente da Academia Sorocabana de Letras e membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba.