Seis projetos de lei foram discutidos e aprovados pelos jovens parlamentares
Foi realizada na tarde desta terça-feira, 24, no plenário da Câmara Municipal de Sorocaba, a primeira sessão ordinária do Parlamento Jovem 2019. Os vereadores mirins e seus suplentes discutiram e aprovaram seis projetos de lei.
As matérias em pauta versaram sobre a obrigatoriedade da presença de psicólogos nas escolas públicas; a utilização dos prédios do “Sabe Tudo”; a concessão de incentivo fiscal a empresas que contratem jovens aprendizes; incentivo tributário para empresas que apoiem as escolas; passe gratuito aos estudantes; e acessibilidade nas escolas de Sorocaba.
Os parlamentares jovens discutiram também seis moções, manifestando apoio, aplauso ou repúdio a assuntos diversos.
Outras duas sessões ordinárias do Parlamento Jovem serão realizadas nos dias 26 de setembro e 1° de outubro, com início às 14h. A Cerimônia de Encerramento do programa será no dia 3 de outubro, também às 14h.
Instituído pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Sorocaba, o programa Parlamento Jovem integra as iniciativas de educação para a cidadania. O objetivo é despertar nos alunos a consciência sobre os problemas de seus próprios bairros e ressaltar o papel dos vereadores e do Poder Legislativo na busca de soluções.
Nesta sua primeira edição, o programa é desenvolvido no âmbito do projeto “Ética, Solidariedade e Cidadania”, da rede municipal de ensino, e conta com alunos das escolas municipais Achilles de Almeida, Professor Flávio de Souza Nogueira, Getúlio Vargas, Leonor Pinto Thomaz e Matheus Maylasky.