01/07/2022 09h48
atualizado em: 01/07/2022 09h55
Facebook

Foram contemplados o advogado Múcio Bonifácio Guimarães e a médica Dra. Evandra de Moura Rabello.

Por iniciativa do vereador Fernando Dini (MDB), a Câmara Municipal realizou, na tarde desta quinta-feira, 30, uma sessão solene para concessão da Medalha de Mulher Empreendedora “Ana Abelha” à médica Dra. Evandra de Moura Rabello e do Título de Cidadão Sorocabano ao advogado Múcio Bonifácio Guimarães, ambas homenagens de autoria do ex-vereador José Francisco Martinez. A sessão foi presidida pelo vereador Fernando Dini e teve como integrantes da mesa de honra o secretário municipal de Cultura, Luiz Antônio Zamuner; o ex-presidente da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), Laelso Rodrigues; o empresário Hermes Elias de Moura; e autoridades maçônicas.

A primeira a receber a homenagem foi a médica Dra. Evandra, que enalteceu a força feminina na sociedade. “Nós mulheres somos como sementes, primeiro colocadas no solo e ai lançamos raízes. Depois nos cobrimos e eclodimos em grandes e fortes caules que geram folha e frutos. Essa medalha pertence a minhas ancestrais, a mim, a você que está me vendo e a todas as mulheres que ainda virão do nosso ventre”, disse a homenageada em seus discurso de agradecimento, destacando a importância da participação dos pais em sua formação.

Na sequência, Múcio Bonifácio Guimarães, membro da loja maçônica Grande Oriente do Brasil, recebeu o título de Cidadão Sorocabano e agradeceu a homenagem. “Fico muito convencido que a honraria é extraordinária. Nossa admiração por Sorocaba tem o viés maçônico, pois ao longo desses anos a cidade entrou no nosso caminho maçônico e partir de hoje na nossa biografia sentimental. É muito honroso ser reconhecido como cidadão de uma próspera e eficiente cidade, que é um orgulho para São Paulo e o Brasil”, disse.

Ele também falou sobre o desafio das organizações de voluntários, como é a maçonaria, que é estimular o voluntariado. “As liderança tem que oferecer o valor. É a velha premissa de que as palavras convencem, mas o exemplo arrasta” disse, destacando o trabalho desenvolvido pelas ações das lojas maçônicas pelo Brasil.

Ao final da sessão, o vereador Ferando Dini agradeceu a todos os presentes e ao suporte da Câmara Municipal e destacou a importância dos homenageados. “Por mais momentos como esse e pessoas como vocês. É desta maneira que devemos cumprir nosso mandato, com dedicação e amor”, finalizou.

Homenageados -  Dra. Evandra de Moura Rabello, nasceu em 20 de junho de 1970, no Bairro de Ipiranga, em São Paulo. Filha mais velha de Hermes Elias de Moura e Lourdes da Silva, tem como irmãos Herman Brian Elias de Moura e Weuler Elias de Moura.
Formada em medicina pela universidade Federal de Uberlândia, é cirurgiã plástica especialista em cirurgias estéticas e reparadoras com estágios no exterior e mestrado em dermatologia e acupuntura pela UNIFESP (Escola Paulista de medicina). Atualmente é presidente do Instituto Prime Health Dra. Evandra de Moura Rabello SS LTDA, IPH, Brasil.

Em sua Carreira profissional, Dra. Evandra recebeu vários prêmios e títulos, dentre eles o de Mulheres Extraordinárias, concedido pela Prefeitura Municipal de Sorocaba e Prêmio Excelência Mulher, do Centro das Indústrias de São Paulo e a Comenda Colar Gran Cruz Mérito da Medicina, Sociedade Nacional do Mérito Cívico de Brasília, Título de Cidadã Sorocabana.

A médica sempre fez questão de dedicar seus conhecimentos a quem não pode pagar pelas cirurgias. Atuou durante cinco anos na “Campanha Outubro Rosa”, na Santa Casa de Misericórdia; três anos na campanha de câncer de pele da Prefeitura Municipal de Sorocaba (sendo dois anos como voluntária) e realizou mais de 500 cirurgias de reconstrução mamária, zerando a fila de espera nos últimos dois anos da Prefeitura, na Santa Casa, e mais de duas mil cirurgias reparadoras de câncer (em especial de pele) pelo SIS.

Já Múcio Bonifácio Guimarães é natural de Rio Verde, Goiás, onde nasceu em 26 de outubro de 1947. Filho de Laudilino Nogueira Guimarães e de Carolina Bonifácio Guimarães, é casado com Jussane Lopes Bonifácio Guimarães, pai de Lívia Carolina, Natália e Múcio Filho.Formado em Direito, com especialização em Direito Público e MBA em gestão de Negócios, ocupou vários cargos na administração pública, como secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Goiás, vice-presidente de Operações do Banco do Estado de Goiás S/A, superintendente da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento – SEGPLAN, secretário da Prefeitura de Goiânia, entre outros.

Maçom desde 18 de maio de 1978, pertencente ao quadro da Loja Maçônica “Estrela Rioverdense”, de Oriente de Rio Verde, Goiás, onde exerceu diferentes cargos, tendo recebido o diploma de Reconhecimento da Maçonaria Goiânia e título de Recompensa Estrela da Distinção Maçônica concedida pelo GOB (Grande Oriente do Brasil), além do título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro.