01/07/2022 11h29
atualizado em: 01/07/2022 11h33

No programa "Bate-Papo com os Vereadores", o vereador também comentou, entre outros temas, a aprovação do projeto que prevê desconto no IPTU para doadores de sangue e medula

Incentivo à doação de sangue e fortalecimento da agricultura familiar foram alguns dos temas abordados pelo vereador Rodrigo do Treviso (União Brasil) no programa Bate-Papo com os Vereadores, da TV Câmara, na manhã desta sexta-feira, 1º de julho. Na entrevista a Carlos Garbo, o vereador também falou sobre a proposta de implantação de uma feira da barganha noturna na cidade.

Líder comunitário, Treviso descreveu sua experiência, como vereador de primeiro mandato no Legislativo, em conjunto com a manutenção de suas atividades comunitárias, inclusive como mascote no futebol varzeano. “Não vou mudar porque sou vereador. Sou do sítio, tenho meu jeito de falar, mais uma vez, fico feliz de estar ali com o Vila Helena e com a população”, afirmou.

Treviso falou ainda de uma das grandes demandas atuais da população que é a iluminação pública. O parlamentar, acompanhado de sua equipe, tem percorrido ruas da Zona Norte, onde constatou a gravidade do problema. “Em uma única saída à noite, encontrados 227 lâmpadas queimadas. Vamos agora na região do São Bento, que se tornou uma cidade”, disse. Segundo o vereador, esse levantamento é encaminhado à empresa concessionária para que possa auxiliar no cronograma de trocas de lâmpadas.

Pequeno produtor – Defensor da agricultura familiar e dos pequenos e médios produtores, o parlamentar tem cobrado do Executivo a adesão ao programa do Governo Estadual “Kit Patrulha Agrícola”. Segundo Treviso, atualmente 194 propriedades rurais da cidade, com mais de 700 trabalhadores, poderiam ter acesso aos equipamentos rurais ofertados no programa.

O vereador reforçou ainda a necessidade de se valorizar essa parcela da população, importante para a geração de empregos e produção de alimentos orgânicos. “Para se ter uma ideia, nós temos um projeto de implantação de uma feira no Habiteto, só que a gente não tem feirantes para levar para lá, pois uma parte precisa ser de pequenos produtores familiares”, disse, cobrando incentivo ao setor.

O parlamentar também é autor da lei sobre as hortas comunitárias, que prevê cessão de terrenos públicos para a produção de alimentos pela comunidade. “Queremos agora, junto a essas hortas, incluir a coleta de lixo orgânico e, com o tempo, possibilitar a trocar por alimentos”, ressaltou. Outra proposta defendida pelo parlamentar é a feira da barganha noturna. “Porque não trazer para o meio da semana uma Feira da Barganha Noturna? Já estamos visitando algumas áreas, para entregar um projeto pronto”, disse.

Doação de Sangue – O vereador Rodrigo do Treviso também comentou a aprovação, na última sessão, do projeto de sua autoria que prevê desconto de 5% no IPTU para doadores de sangue e medula. “Para nossa felicidade, conseguimos aprovar o projeto, que tramita há quase um ano na Casa, no último dia do Junho Vermelho”, salientou. O parlamentar, que não pode doar sangue, pois já teve hepatite, disse ainda que fez questão de participar do Dia D de doação, promovido pela Câmara, na última sexta-feira, e incentivar seus assessores a doarem.

Ainda durante a entrevista, o parlamentar, falou de outras propostas de sua autoria em tramitação na Casa, ou em elaboração, em diversas áreas, incluindo o que possibilita a abertura do comércio em feriados e o de instalação de abrigos nos pontos de ônibus. Transmitida ao vivo pela TV Câmara, a entrevista com o vereador Rodrigo do Treviso ficará disponível no portal da Câmara Municipal e nas redes sociais da Casa.