01/07/2022 11h45
Facebook

De autoria do vereador Fausto Peres (Podemos), a Lei 12.593 foi publicada no Jornal do Município

A Rua 5 do Jardim Pampulha, com início na Rua 1 e término na Rua 8, no mesmo bairro, fica denominada “José Roberto Ercolin”, em homenagem ao radialista da Rádio Jovem Pan, que faleceu no ano passado, aos 58 anos. É o que estabelece a Lei 12.593, de 29 de junho de 2022, de autoria do vereador Fausto Peres (Podemos), publicada no Jornal do Município. 

Paulista de Tietê, onde nasceu em 15 de fevereiro de 1963, José Roberto Ercolim era filho de Cassilda Capellini Ercolin e João Baptista Ercolin, descendentes de italianos. Aos dois anos foi morar em Cerqui­lho com os pais comerciantes, que, anos depois, radicaram-se em Porto Feliz, onde montaram um estabelecimento comercial.

Com 16 anos, começou a trabalhar na Rádio Emissora Porto-Felicense. Em seguida, foi contratado pela Rádio Convenção de Itu. Anos mais tarde, trabalhou na Rádio Brasil, em Campinas, tendo realizado a cobertura da posse de Trancredo Neves (1910-1985), em Brasília, em 1985, quando o vice-presidente José Sarney assumiu o cargo, em virtude da doença do titular.

Logo depois, foi contratado pela Jovem Pan de São Paulo como repórter esportivo, cobrindo clubes como Portuguesa e Palmeiras. Participou como repórter esportivo de transmissões ao vivo pelo Brasil, na cobertura de campeonatos de basquete, natação, vôlei, corrida de São Silvestre e jogos da Seleção Brasileira de Futebol. 

Em 1990, Ercolin ganhou a “Bola de Ouro”, principal prêmio do jornalismo esportivo, como re­pórter de campo revelação. No início da década de 1990, deixou a Jovem Pan em São Paulo e decidiu ficar próximo da família. Casado com Simone Maria Mazeto Ercolin, o casal teve duas filhas: Anna Carolina, médica veterinária; e Anna Maria, advogada. 

O radialista chegou a cursar jornalismo na Faculdade de Jornalismo da Fundação Cásper Libe­ro, mas parou para se dedicar apenas ao trabalho. Anos depois, formou-se em Direto pela Faculdade de Direito de Itu, mas não exerceu a profissão, tendo sido contratado pela então rádio Ipanema de Sorocaba. 

Em Sorocaba, o jornalista trabalhou por 30 anos, onde atuou na Rádio Ipanema/Jovem Pan, como âncora do “Jornal da Manhã”, tornando-se uma referência do rádio sorocabano. José Roberto Ercolin faleceu no dia 13 de março de 2021, vítima de um infarto fulminante, trazendo uma grande perda para familiares e o radiojornalismo brasileiro.