31/05/2023 17h20
atualizado em: 31/05/2023 16h16
Facebook

O vereador conta que, em outras cidades, a implementação do sistema em hospitais resultou em redução do tempo de espera para internação

O vereador Ítalo Moreira propôs a implementação da metodologia Lean Six Sigma na gestão de leitos hospitalares em Sorocaba. Essa abordagem visa melhorar a qualidade dos processos, reduzir desperdícios e otimizar o atendimento aos pacientes.

“O Lean Six Sigma é uma metodologia amplamente reconhecida e utilizada em vários setores, incluindo a área da saúde. Seu objetivo é aumentar a disponibilidade de leitos, garantindo um atendimento mais eficiente e oportuno aos pacientes”, explica o vereador.

Ítalo Moreira conta que, em outras localidades, a implementação do Lean Six Sigma em hospitais resultou em benefícios como a redução do tempo de espera para internação e a melhoria da utilização dos recursos disponíveis. “Portanto, é possível obter resultados semelhante”, diz.

Para isso, o vereador sugere que a Prefeitura busque parcerias com instituições de ensino, especialistas em Lean Six Sigma e profissionais de saúde experientes. Conforme sua sugestão, seria desenvolvido um projeto-piloto, com etapas como análise dos processos, coleta e análise de dados, mapeamento e reprojeto dos processos, implantação de medidas corretivas e preventivas, monitoramento contínuo dos indicadores de desempenho e capacitação dos profissionais de saúde.

“A adoção do Lean Six Sigma na gestão de leitos hospitalares em Sorocaba trará benefícios significativos para os pacientes, profissionais de saúde e toda a comunidade. Com uma melhor disponibilidade de leitos, será possível reduzir o tempo de espera para internação e melhorar a qualidade do atendimento”, defende o parlamentar.

A iniciativa de Ítalo Moreira tem como objetivo promover uma cultura de excelência e melhoria contínua nos hospitais, capacitando os profissionais de saúde e aprimorando a utilização dos recursos disponíveis. “O resultado será um sistema de saúde mais eficiente e sustentável”, sintetiza.

O vereador Ítalo Moreira acredita que sua proposta é importante para o aprimoramento do sistema de saúde municipal em Sorocaba. Para ele, “a implementação do Lean Six Sigma na gestão de leitos hospitalares tem o potencial de transformar positivamente o sistema de saúde da cidade, proporcionando um atendimento mais eficiente e de qualidade para todos os pacientes”.

(Assessoria do vereador Ítalo Moreira/PSC)