Institui o “Dia Municipal da Paternidade e Maternidade Responsável” e dá outras providências.

Promulgação: 30/12/2013
Tipo: Lei Ordinária

JUSTIFICATIVA:      

 

O presente projeto visa alcançar uma reflexão e uma conscientização de toda a sociedade sobre o tema da paternidade e maternidade responsável.

 

O princípio da paternidade responsável significa RESPONSABILIDADE e esta começa na concepção e se estende até que seja necessário e justificável o acompanhamento dos filhos pelos pais e mães, respeitando-se assim, o mandamento constitucional do art. 227, que nada mais é do que uma garantia fundamental.

 

A paternidade e maternidade responsável é o princípio base, ao lado do princípio da dignidade da pessoa humana, para a formação da família hodiernamente, pois constitui uma idéia de responsabilidade que deve ser observada tanto na formação como na manutenção da família. Vivemos num mundo de rápidas e profundas transformações, onde as normas, os valores e os princípios básicos da vida são constantemente mudados. De fato, a família vive hoje no meio de um mundo de tensões, divisões, contestação dos valores éticos e morais vigentes e de ruptura da unidade familiar.

 

O dia da família é uma data internacionalmente conhecida, comemorada em 15 de maio, desde 1994, nesta data é importante que as pessoas revejam seus conceitos sobre família, assim como os papéis de cada um dentro dessa, pois temos visto problemas familiares sérios, em razão das pessoas casarem, terem vários filhos e não assumirem suas responsabilidades dentro do lar.

 

Por fim, referido princípio visa um planejamento familiar racional e independente, para que os seus membros possam se desenvolver naturalmente. Uma sociedade madura e consciente assume a questão do Planejamento Natural da Família como um projeto global de amor, de vida, de saúde e de justiça.