Dispõe sobre denominação de “PROFª. MARIA DE LOURDES BASTOS MARTINI” a uma via pública de nossa cidade e dá outras providências.

Promulgação: 28/07/2014
Tipo: Lei Ordinária

JUSTIFICATIVA:

 

Este Projeto de Lei Ordinária visa denominar “PROF.ª MARIA DE LOURDES BASTOS MARTINI” a uma via pública localizada no bairro Itinga, que se inicia na Estrada do Itinga (Rua Projetada) próximo a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, e termina na Rodovia João leme dos Santos.

 

MARIA DE LOURDES BASTOS MARTINI, filha de Manoel Pinho Bastos e Militina Pinho Bastos, nasceu no dia 29 de julho de 1920, natural de Rio Claro, porém mudou-se para Sorocaba em 1923, residente e domiciliada à Rua Dr. Renato Massari, n° 210, Jardim Ouro Fino.

 

Cursou o primário no Grupo Escolar “Prof. Antonio Padilha”, o Ginasial na Escola Profissional de Sorocaba e o Magistério na Escola “Normal Livre de Sorocaba” (atual Getúlio Vargas), formando-se professora em 1940.

 

Foi professora, no Grupo Escolar “Prof. Odin de Arruda”, onde se aposentou após 30 anos de dedicação ao magistério.

 

Ao lado de seu marido, João Martini Filho com quem se casou em 09 de dezembro de 1945, na Igreja Catedral de Sorocaba, teve quatro filhos: Leila, Carlos, Sergio e João.

 

Participou ativamente de diversas obras sociais e campanhas beneficentes em nossa cidade.

 

Com o apoio do Clube União Recreativo, onde seu esposo foi diretor por mais de 15 anos, organizaram muitas campanhas em prol de diversas instituições de caridade de Sorocaba, tais como Lar Escola Monteiro Lobato, Educandário Bezerra de Menezes, Educandário Santo Agostinho, Bethel Lar Igreja, Vila dos Velhinhos e Associação Sorocabana de Amparo aos Cegos.

 

Tendo ficado viúva em 14 de fevereiro de 1980, passou a se dedicar inteiramente a sua família (filhos, noras, netos e bisneta) e aos amigos.

 

Faleceu no dia 11 de novembro de 2003.

 

Até hoje é lembrada com muita saudade por todos aqueles que tiveram a felicidade de conhecer e conviver com ela, pois sendo provida de um espírito altamente positivo e otimista, sempre tinha palavras de amor, estímulo e carinho para com todos.

 

Sem dúvida faz por merecer a presente homenagem, para cuja concessão pedimos a anuência dos nobres Edis.