Dispõe sobre denominação de “Benedicto Pagliato” à ponte sobre o Rio Sorocaba, no Pq. São Bento, em prolongamento da Avenida Vinicius de Moraes e interligando aquele Bairro ao novo Conjunto Habitacional Carandá.

Promulgação: 03/10/2014
Tipo: Lei Ordinária

JUSTIFICATIVA

 

Benedicto nasceu em Sorocaba, em 17 de setembro de 1937, filho de Francisco Pagliato e Duzolina Batagnola Pagliato.  Na década de 1960, fundou com o apoio dos irmãos Luiz e Vitalino, a indústria mineradora Pagliato LTDA: a Minercal, que colocou os irmãos na posição de segundo lugar na mineração de cal no país. Antes disto, formou sociedade e trabalhou com caminhões em transporte de cal. Se formou professor e advogado.

 

Na década de 1980, patrocinou e dirigiu o basquetebol feminino, que projetou Sorocaba por meio da jogadora Hortência. Antes do basquete, Benedicto Pagliato ocupou, em 1971, o cargo de presidente do Esporte Clube São Bento. Em 1985, Benedicto Pagliato filiou-se ao PMDB. Foi secretário de esportes do então prefeito Paulo Francisco Mendes, em 1987 e, entre suas grandes realizações, está o futebol Varzeano.

 

Foi presidente da Comissão Municipal do Mobral, diretor da empresa de transportes Pagliato e das fazendas Paineiras, Planalto, Paranapanema, todas do município de Capão Bonito e da Fazenda Esplanada, em Itapeva. 

 

Atuante também no meio da comunicação, lançou a Rádio Ipanema em 1987 e, visando a expansão, o grupo lançou o impresso Jornal Ipanema em 2001, sendo o maior caderno de imóveis da região, de circulação aos sábados. 

 

Por sua forte atuação no meio social, recebeu o título de cidadão emérito em 2003, pelas mãos do então vereador Gabriel Bittencourt.

 

Como empresário de excelência, conquistando grandes méritos por toda sua vida, Benedicto deixa um legado estrutural socioeconômico, atualmente conduzido pelos filhos.