Dispõe sobre o funcionamento de posto de atendimento de primeiros socorros dentro dos terminais de integração do sistema urbano de transporte coletivo no município de Sorocaba e dá outras providências.

Promulgação: 03/10/2014
Tipo: Lei Ordinária

JUSTIFICATIVA

 

O número de pessoas que circulam nos dois terminais de transporte coletivo de Sorocaba soma hoje cerca de 200.000 usuários. A presente propositura tem por objetivo dar suporte emergencial a estes cidadãos que utilizam o transporte coletivo deslocando-se entre ou dentro dos terminais de ônibus urbanos municipais.

 

É comum nos depararmos com casos de situações de urgência e emergência nos terminais de ônibus de Sorocaba, como princípios de infarto, alteração de pressão, partos, problemas de origens psíquicas como crises de epilepsia, embriaguês, quedas e maus súbitos de origens diversas. Além das situações mais comuns citadas, neste ano de 2014 já foram registrados três atropelamentos nos terminais de ônibus de Sorocaba, sendo um deles com vítima fatal. Estas situações, muitas vezes, necessitam de um atendimento médico profissional imediato, pois, seja por doença súbita ou trauma, podem gerar incapacidade permanente grave ou mesmo o óbito da vítima e necessitam ser abordados num intervalo curto de tempo, geralmente em poucos minutos. 

 

Atualmente, nos terminais, não há amparo de profissional na específica área, sendo que, as ocorrências de saúde são, em um primeiro contato, atendidas por funcionários de outra área que trabalham nos locais que deixam de lado o seu foco funcional principal no empenho de ajudar e, este atendimento não especializado, pode agravar o estado do paciente. Salienta-se ainda, a falta de local específico nos terminais urbanos para amparo dos convalescentes, como maca e cadeira de rodas e de equipamentos como estetoscópio e medidos de pressão.

 

Desta forma, é de suma importância que os transeuntes que se deslocam entre ou dentro dos terminais urbanos municipais disponham de um serviço ambulatorial especializado destinado ao primeiro atendimento por meio de um ou mais profissionais capacitados, bem como, suporte a outros funcionários que desempenham suas funções nos locais.

 

Portanto, venho nesta oportunidade, solicitar o apoio de meus Nobres Pares para a aprovação da presente proposta.