Dispõe sobre denominação de “ODILON MIGUEL” a uma via pública do Município e dá outras providências.

Promulgação: 18/04/2016
Tipo: Lei Ordinária

Sorocaba, 4 de fevereiro de 2016.

SEJ-DCDAO-PL-EX- 015/2016

Processo nº 27.153/2015

 

Excelentíssimo Senhor Presidente:

Tenho a honra de encaminhar para a apreciação e deliberação dessa Egrégia Casa de Leis, o incluso Projeto de Lei, que dispõe sobre denominação de “ODILON MIGUEL” a Rua 6 do Jardim Cardoso, no nosso Município.

O Sr. Odilon Miguel, nascido em 6 de fevereiro de 1929, era o filho mais velho de Mennaim Miguel e de Leontina Arruda Miguel. Como o pai, também foi ferroviário e iniciou na Estrada de Ferro Sorocabana com apenas 10 anos de idade, em um estágio. Só cursou o primário, não pode seguir nos estudos, pois precisa trabalhar para ajudar os seus pais, do que nunca se arrependeu; fez carreira na ferrovia, tendo se aposentado como diretor comercial.

Casou-se com Irma Provazi Miguel, que era sua prima, com quem teve 4 filhos: Martha Miguel Xavier da Silva, Mennaim Miguel Netto, Magda Miguel e Amauri Miguel, este falecido.

Ganhou também 5 netos: Érica, Daniel, Beatriz, Leandro e Filipe, e 4 bisnetos: Lara, Lucas, Isabela e Valentina.

Em 1950, quando nasceu a sua primeira filha, Martha, em São Paulo, mudou-se para Sorocaba, onde trabalhou por diversos anos, retornando para São Paulo posteriormente para exercer a função de assessor comercial, mas permaneceu morando em Sorocaba.

Na qualidade de ex-funcionário do setor comercial da Estrada de Ferro Sorocabana e da Ferrovia Paulista S/A (FEPASA), foi um dos fundadores da Associação dos Funcionários Inativos da FEPASA (AFIP).

Logo que chegou a Sorocaba, tornou-se sócio do Estrada de Ferro Sorocabana Futebol Clube, depois de algum tempo foi secretário geral, chegando à presidência do clube por dois mandatos.

Foi responsável na divisão de acesso do futebol profissional de São Paulo em 1959 e, mais tarde o clube chegaria a sua maior conquista, no início de 1962, com o título da terceira divisão do Campeonato Paulista de 1961.

Ainda sob sua administração, o Estrada teve destaque no basquete, quando realizou excursões internacionais, em eventos como: Baile da Primavera e Festas Juninas, que se tornaram tradição na cidade.

Um fato que também marcou em Sorocaba foi a Páscoa dos Ferroviários, no estádio “Rui Costa Rodrigues”, onde compareceram milhares de pessoas.

Destacou-se ainda pela sua participação na política da cidade.

Poucas pessoas sabiam, era comendador pelos trabalhos realizados na cidade de São Paulo, recebeu a Comenda do Segundo Centenário de José Bonifácio de Andrade e Silva, concedida pela Sociedade do Segundo Centenário de José Bonifácio de Andrade e Silva, concedida pela Sociedade Brasileira Heráldica.

A sua maior alegria era reunir a família e estar com os netos e bisnetos. Foi um grande homem, trabalhador, um GRANDE PAI!

Sendo justa a homenagem, estou certo de poder contar com o apoio de Vossa Excelência e nobres pares para a transformação desta propositura em Lei, e aproveito o ensejo para renovar expressões de estima e apreço.