Dispõe sobre denominação de “FRANCISCO DIAS BAPTISTA” a uma via pública de nossa cidade e dá outras providências.

Promulgação: 20/06/2011
Tipo: Lei Ordinária

Justificativa:

 

Francisco Dias Baptista nasceu no dia 04 de dezembro de 1922, na cidade de Salto de Pirapora, filho de Luiz Dias Baptista e Bertolina Moreira de Oliveira.

 

Foi casado com Alzira Martins Baptista, e desta união vieram os filhos Claudenir Dias Baptista, Claudinei Dias Baptista e Claudete Dias Baptista.

 

Descendente de índios por parte da mãe e bisneto de Roberto Dias Baptista, que foi um dos responsáveis pela vinda da Ferrovia até a nossa região e que foi batizada posteriormente como Estrada de Ferro Sorocabana.

 

Foi criado na região do Cerrado, onde por empenho pessoal aprendeu com os irmãos a profissão de mecânico, a qual foi exercida por muitos anos.

 

Com o surgimento da televisão, por ser uma pessoa muito inteligente e obstinada, passou a estudar a novidade e em pouco tempo estava montando as primeiras televisões da marca Ericson para as famílias de maior poder aquisitivo, tornando-se um especialista na montagem e reparos em aparelhos de televisão e rádio, função esta que o tornou conhecido como Chico TV.

 

Morou na Rua Tamandaré, na Vila Leão, depois, quando da montagem de televisões abriu uma oficina na Rua Padre Luiz, em frente a Praça da Bandeira. Mais tarde transferiu a oficina para a Avenida General Osório, quando mesmo com a modernização dos aparelhos de televisão, continuou sendo um apaixonado por rádio e televisão valvulados, sendo que nos últimos tempos era um dos poucos que detinham o conhecimento para o conserto deste tipo de aparelho.

 

Francisco foi um homem que além da inteligência, vontade e da dedicação para aprender, era pacato e motivo de orgulho para os filhos e amigos, que viam no Chico TV um exemplo.

 

No dia 04 de junho de 2004, com 81 anos de idade veio a falecer.

 

Por tudo o que representa para a família, aos amigos e a cidade de Sorocaba, Francisco Dias Baptista merece receber esta homenagem e peço aos Nobres Vereadores desta Casa de Leis a aprovação do presente Projeto de Lei.

 

S/S.,  4 de maio de 2011.

 

CLAUDEMIR JOSÉ JUSTI

Vereador.