Dispõe sobre denominação de “OSWALDO BISTÃO” a uma via pública de nossa cidade e dá outras providências.

Promulgação: 13/07/2011
Tipo: Lei Ordinária

JUSTIFICATIVA:

 

Oswaldo Bistão, nascido na cidade de Salto/SP., em 01 de julho de 1925, filho de Adolpho Biston e Isola Benini, exerceu a profissão de ferroviário, foi casado com a professora Maria da Conceição Figueiredo Bistão por 62 anos, e desta feliz união nasceram seus filhos: Sueli, Osvaldo Tadeu, Marcos, Isola e Abílio, teve 9 netos e quatro bisnetos. Recebeu o título de cidadão sorocabano em 20 de maio de 1998.

 

Foi eleito 2º vereador suplente, tendo exercido a função de vereador na Câmara Municipal no ano de 1954.

 

Foi ordenado diácono em 1973 pelo bispo Dom José Melhado de Campos, atuou como diácono permanente da Paróquia Santa Rita de Cássia por 50 anos. Seu trabalho resultou na expansão da área de influência da Igreja Católica para várias outras regiões do município, entre elas o Parque vitória Régia, Mineirão, Parque das Laranjeiras e Jardim Guadalupe. Ele também ajudou a criar e a evangelizar as comunidades de George Oeterer, em Iperó e Porto Feliz. Realizou cerca de 23 mil batizados e aproximadamente o mesmo número de casamentos. O último casamento realizado foi o de sua neta Juliana com o auxílio do Diácono Sartorelo, em virtude já de sua saúde fragilizada, no dia 20 de novembro de 2010.

 

Deixou saudades em 02 de dezembro de 2010, sendo velado na Igreja Santa Rita de Cássia, onde centenas de pessoas vieram para o último adeus e para acompanhar a missa de corpo presente, realizada por vários padres e diáconos, onde cerca de mil pessoas se emocionaram ao assistir a celebração.

 

S/S., 17 de fevereiro de 2011.

 

JOSÉ FRANCISCO MARTINEZ

Vereador