Dispõe sobre a denominação de “JOÃO SARTORELO” a uma praça da nossa cidade e dá outras providências.

Promulgação: 20/07/2011
Tipo: Lei Ordinária

JUSTIFICATIVA

 

O homenageado nasceu em 9 de maio de 1929, na cidade de Salto, SP.

 

Ingressou na Força Pública do Estado de São Paulo em 1948, no Batalhão de Caçadores de Sorocaba. Como soldado, atuou inicialmente na região de Presidente Prudente, combatendo a “Praga dos Gafanhotos”. Na sequência, foi transferido para São Paulo, onde atuou no Corpo de Bombeiros durante cinco anos.

 

Deixando os Bombeiros, foi novamente transferido para o interior, onde comandou os Destacamentos da Força Pública nas cidades de Campos Novos Paulista, Piraju, Fartura, Timburi, Botucatu e Ipaussú.

 

Foi nesta cidade que conheceu com Clarice da Costa Frutuoso em 21 de dezembro de 1952, com quem se casou em Bernardino de Campos. Dessa feliz união nasceram seis filhos: João Batista, Antonio, Carlos César, José Henrique e Paulo Roberto e Vera Lucia (in memoriam).

 

Durante sua permanência em Botucatu, com o auxilio da esposa fundou a Guarda Mirim, demonstrando mais uma vez sua vontade de ajudar o próximo, pois nunca mediu esforços  para fazer o que acreditava ser o correto e necessário para quem quer que fosse.

 

Transferido para o quartel do 7º BP, em Sorocaba, nele atuou na tesouraria; nos dias de pagamento, após o expediente saia com uma pasta levando o pagamento para aposentados ou pensionistas que, por uma razão qualquer, geralmente doença, não podiam se locomover até o quartel para receberem seus proventos, demonstrando novamente seu apego à prática de auxiliar os outros.

 

Aposentou-se em 25 de agosto de 1976 e passou a atuar como voluntário na Campanha Unificada do Natal, angariando recursos para entidades beneficentes.

 

João Sartorelo faleceu em 7 de abril de 2006, 27 anos após sua aposentadoria, obtida ao longo de uma carreira de policial exemplar, o que o faz merecedor desta homenagem póstuma, à qual pedimos o apoio dos Nobres Pares para se consolidar através do presente Projeto de Lei.

 

José Crespo

Vereador.