JUSTIFICATIVA:
Uma das questões de segurança mais importante e por vezes esquecido por nós está na segurança de nossas escolas, infelizmente este tema somente é lembrado quando fatalidades ocorrem, não obstante a situações críticas a correção de falhas é indispensável a qualquer momento.
Os planos de emergência devem ser obrigatórios e são essenciais, para proteção de catástrofes e acidentes que podem ocorrer a qualquer momento, em qualquer hora e sem aviso prévio.
Muitas vezes quando ocorrem acidentes as pessoas não sabem como agir, ocorre o caos e a desordem, pois não é comum simularmos situações de risco.
Um plano de emergência permite identificar riscos associados, permitindo a definição de cenários de acidentes para cada risco potencial.
Em sua elaboração estão incluídas também, as ações que devem ser consideradas face aos diferentes cenários, definindo também, o papel que competem a cada um dos intervenientes, de forma organizada.
Na ausência de um plano de emergência, um pequeno acidente pode se tornar numa catástrofe, devido a confusão e ao caos instalados, ocasiona muitas vezes atropelos, erros e outros acidentes que podem ter dimensões mais graves.
Ao elaborar um plano de evacuação todos os professores, funcionários e alunos devem conhecer os procedimentos a ter e as normas de segurança explícita em diversos pontos do prédio para que a escola tenha um Nível de Segurança Eficaz.
São as razões pelas quais conclamamos os pares a aprovar a presente proposição.
S/S., 26 de abril de 2011.
JOSÉ FRANCISCO MARTINEZ
Vereador.