Dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Sorocabano ao Ilustríssimo Senhor “RICARDO GUIMARÃES”.

Promulgação: 20/04/2022
Tipo: Decreto Legislativo

JUSTIFICATIVA: 


O empresário Ricardo Guimarães nasceu em Patrocínio (MG). Filho de Helena Maria Guimarães Torres e Wilde Hélio Torres, Ricardo tem as irmãs Simone, Sinara e Sandra, sendo o único filho homem do casal mineiro. É pai da Flávia. 

Quando criança, em Minas Gerais, Ricardo já vendia doces nas ruas, revelando-se um empreendedor nato. Aos 17 anos, o menino empreendedor quis testar suas asas: começou a trabalhar no mercadinho de um tio em Patrocínio (MG), virou gerente após três meses e sócio após um ano. 

Aos 21, passou no concurso da Caixa Econômica Federal e mudou-se para Alfenas (MG). Retomou os estudos e, após alguns meses, soube de uma loja que estava à venda. Decidiu sair do banco para se dedicar ao comércio de artigos esportivos. Em quatro anos já tinha seis lojas em quatro cidades. Sua vocação mesmo era empreender. 

O futuro, porém, reservara caminhos diferentes. O mineiro, vocacionado aos negócios, optou por mudar de ramo e encontrou na construção civil a oportunidade que sempre buscara para fazer a diferença e escrever sua própria história. 

Ainda em Minas Gerais, começou construindo casas e pequenos prédios. O negócio foi prosperando e, assim, deu origem a uma das maiores construtoras do país, a Planeta, em 1998. Em 2002, Ricardo transferiu as operações da empresa para Sorocaba, cidade escolhida a dedo por ele após minuciosas pesquisas de mercado. Sorocaba era o município ideal: próspero, acolhedor e bem localizado.

A aposta deu certo: a parceria entre a Construtora Planeta e a cidade empregou, ao longo dos anos, milhares de pessoas e transformou a paisagem urbana do município, destacando-o no mapa da construção civil nacional como um dos polos do setor. 

Paixão pelo esporte e pelos animais

Além do empreendedorismo, Ricardo tem mais duas paixões na vida: esportes e animais. Ele se dedica, de modo especial, à corrida. Aos 15 anos, em ano olímpico, conquistou sua primeira medalha em corrida de rua. De lá para cá, foram muitas maratonas, medalhas e histórias para contar de emoções, lutas, desafios e superações envolvendo o esporte. Ricardo é, ainda, praticante de ciclismo – adora percorrer trilhas e estradas de terra desafiadoras - e entusiasta de diversas outras modalidades como luta, futebol (torcedor apaixonado do Atlético Mineiro), canoagem e remo – estas últimas voltadas à prática do esporte na natureza. 

O empresário dedica parte de seu tempo também à causa animal e sustentável. Por meio do Instituto Planeta Social, braço socioambiental da construtora, ajuda entidades de cuidado animal e promove eventos pet na cidade. Além de atuar juntamente com a construtora, Ricardo ajuda pessoalmente, com recursos próprios, muitas entidades e tutores de animais. 

Seu zelo com a sustentabilidade é genuíno. Desde práticas corriqueiras do cotidiano a grandes projetos da Planeta com foco no meio ambiente, Ricardo sempre prezou pelo bom uso de recursos naturais e pela preservação da natureza. O próprio nome da construtora, Planeta, já remete à ideia de meio ambiente, vida, natureza. O empresário explica que escolheu este nome em uma época na qual o termo “sustentabilidade” ainda nem existia, porém ele já tinha consciência de que o tema ganharia cada vez mais força entre as empresas e na sociedade.