Projeto de autoria do presidente da Câmara Municipal beneficia imóveis em construção
Imóveis em fase de construção com planta aprovada podem ter desconto no IPTU. A proposta é do vereador José Francisco Martinez (PSDB), autor de projeto de lei que propõe emenda à Lei 1.444, de 13 de dezembro de 1966, que versa sobre o Sistema Tributário do Município.
O artigo 27 da referida lei estabelece que a alíquota do IPTU corresponderá a 6% do valor venal do imóvel, mas concede desconto de 50% no caso de imóveis situados em vias não pavimentadas e no caso de imóveis em vias pavimentadas que já estejam dotados de muro, grade ou alambrado e calçada.
“Entendemos que essa é uma medida justa, uma vez que, nos imóveis em fase de construção, é tecnicamente inviável construir calçada antes do término da obra”, salienta Martinez, ressaltando a exigência de que o referido imóvel tenha planta aprovada na Prefeitura para conseguir o benefício.
O presidente da Câmara Municipal lembra que seu projeto se inscreve numa tradição do Legislativo de Sorocaba, que tem se empenhado em aperfeiçoar as leis do município: “Desde sua aprovação há 43 anos, a lei que instituiu o Sistema Tributário do Município já passou por várias emendas, sempre com o objetivo de adequá-la à nossa realidade, beneficiando o cidadão de Sorocaba”.