11/03/2009 12h00

Vereadores parabenizam equipes de informática e comunicação pelas mudanças em direção à transparência dos trabalhos do Legislativo

Simples e rápido. Assim a secretária de comunicação, Cida Muniz, definiu o novo site da Câmara Municipal na apresentação do novo portal aos vereadores no início da sessão de terça-feira (10). As mudanças e novas ferramentas foram mostradas pela secretaria e por Heitor Augusto Arruda Mayer, da equipe de informática. O novo formato busca dar transparência aos atos públicos dos vereadores, através da publicidade de contas, licitações e matérias sobre requerimentos, indicações e projetos de lei.

Cida falou sobre o suporte técnico utilizado pela equipe para a formatação do site. “Foi utilizada a linguagem Java, uma das melhores e mais seguras em termo de desenvolvimento de sites. O site é muito leve para facilitar a navegação, principalmente para quem tem conexão discada”, explicou.

O site contém, entre inúmeras informações, fotos da Câmara, os Presidentes e todas as legislaturas passadas além da história do Legislativo e de Sorocaba, hino e brasão do Município.  As páginas dos vereadores têm foto, histórico e links para sites pessoais dos parlamentares que já possuem sua própria página na Internet.

A página possui todas as comissões e ordens do dia, sendo o da próxima sessão sempre em destaque e as demais arquivadas. “As pessoas poderão acompanhar como ocorre a tramitação dos projetos de lei”, disse Cida Muniz.

Outra ferramenta importante, e muito utilizada pelos internautas que visitam o site da Câmara, foi aperfeiçoada: o link Procura de Leis. “Pelo sobrenome, todos os projetos que o vereador já apresentou podem ser encontrados, o que facilita a pesquisa para o público e também para os vereadores. Futuramente estarão disponíveis também os anexos”, destacou a secretária de comunicação.

O site transmite a transparência que o Legislativo vem buscando. Contas públicas e licitações podem ser acompanhadas pelos munícipes através do site, assim como a convocação de funcionários do concurso público realizado no ano passado. A novidade é a inserção de notícias da assessoria de imprensa sobre os trabalhos do Legislativo, o que torna o site um portal de informação completo. Cida Muniz lembrou que em breve a TV Legislativa será transmitida pelo site.

“Na minha opinião, ficou muito bom. O site foi desenvolvido pelos funcionários da informática sem nenhum custo adicional para a Câmara e vem sendo alimentado diariamente pelos profissionais da Secretaria de Comunicação, Davi Deamatis, Cátia Salgado e equipes”, conclui a secretaria de comunicação, Cida Muniz.

Transparência

Os vereadores parabenizaram a equipe de informática e os funcionários da Secretaria de Comunicação pelo novo site, fruto de muito trabalho, e destacaram a transparência como a principal qualidade da página. A facilidade de acesso às leis, aos projetos e as contas públicas através da Internet foi elogiada e citada como de grande relevância para a consolidação da democracia e aproximação da população ao Legislativo.

Com a apresentação do portal, as equipes de informática e comunicação passam a acatar sugestões dos vereadores, aperfeiçoando o novo site. “Estamos procurando acertar o máximo possível”, destacou o presidente da Câmara, José Francisco Martinez.