13/03/2009 12h00

Em reunião com técnicos da Prefeitura, o vereador Hélio Godoy discutiu diretrizes do controle de animais no município

A identificação eletrônica de animais foi o tema de reunião promovida pelo vereador Hélio Godoy (PSDB) com a equipe de saúde coletiva da Prefeitura de Sorocaba, na sexta-feira, 13. Autor da Lei Municipal 8.354, de 27 de dezembro de 2007, que dispõe sobre controle de população animal, posse responsável e prevenção e controle de zoonoses, o vereador discutiu com os técnicos da saúde as diretrizes que devem nortear o Programa de Identificação Animal no município. A diretora da Área de Vigilância em Saúde do município, Consuelo Matiello, participou da reunião.

Segundo o vereador, existem no município cerca de 200 mil animais e a maioria não tem identificação nem possui cadastro no Centro de Zoonoses. “Esse é um problema de saúde pública. Se não são tratados corretamente, os animais podem se tornar vetores de muitas doenças, pondo em risco a saúde humana”, explica. A proposta de Hélio Godoy prevê a colocação de microchips em todos os animais do município: “Em caso de desaparecimento, o animal poderá ser rastreado e encontrado facilmente. Além disso, a microchipagem de animais vai permitir um trabalho mais eficiente na prevenção e controle de zoonoses”.

Duas salas de castração já foram construídas no canil municipal e o vereador vem cobrando da Prefeitura a construção de um novo canil, mais amplo e em lugar mais adequado. “Na reunião, contamos com a presença de parceiros que querem participar do programa de identificação animal em Sorocaba”, conta Hélio Godoy. Segundo o vereador, a lei de sua autoria “possibilita que a comunidade carente tenha direito ao registro e à identificação de seus animais”.