13/03/2009 12h00

O presidente da Câmara Municipal, José Francisco Martinez (PSDB), juntamente com o secretário da Cultura, Anderson Santos, participou da cerimônia de premiação das escolas de samba, realizada na Secretaria da Cultura, no Palacete Chiquinho Scarpa, prédio histórico situado no centro de Sorocaba. O evento também contou com o presidente da Liga de Blocos e Escolas de Samba de Sorocaba, Luiz Gonzaga Rodrigues (licenciado do cargo), e do presidente em exercício da entidade, Carlos Laino, entre outros representantes de entidades culturais do município ligadas ao carnaval.

José Francisco Martinez é autor da Lei 7.509, de 3 de outubro de 2.005, a chamada Lei dos Festejos Populares, que instituiu um fundo municipal para apoiar a realização de “festejos ou eventos que exprimam a cultura popular e tenham alta significação simbólica para a população sorocabana”. A lei destina-se a apoiar não apenas o carnaval, mas também celebrações da Via Sacra, festas juninas e semanas comemorativas, entre outros eventos.

“O objetivo da lei é criar condições financeiras e de gerenciamento de recursos para esses festejos, que já fazem parte do calendário oficial do município”, explica Martinez. O presidente da Câmara Municipal enalteceu a revitalização do carnaval deste ano e elogiou a administração do prefeito Vitor Lippi por ter reforçado o apoio à festa, mediante liberação antecipada de verbas para as escolas de samba. “É uma forma de valorizar a nossa cultura e os nossos cidadãos”, sintetizou o presidente.