20/03/2009 12h00

Crespo intercede pelos deficientes visuais

O vereador José Crespo (DEM) teve aprovado pela Câmara um pedido de informações ao prefeito em torno de uma necessidade dos deficientes visuais frequentadores da biblioteca municipal, instalada ao lado da Prefeitura, no Alto da Boa Vista.

Os deficientes que se dirigem à biblioteca, onde agora se encontra o acervo em Braille antes disponível na rua da Penha, centro da cidade, têm dificuldades no trajeto entre o ponto de ônibus e o prédio.

Como o vereador José Crespo explica no requerimento, o acesso dos deficientes visuais à biblioteca se dá por um caminho acascalhado e rente ao lago da Prefeitura, sem qualquer sinalização tátil ou de qualquer tipo sensível a eles destinada para tornar fácil ou segura essa caminhada.

No requerimento, Crespo indaga a Prefeitura se tem conhecimento desse problema e que providencias está adotando ou pretende tomar para saná-lo.

Vereador quer saber sobre remédios gratuitos

Até o final do mês, o vereador José Crespo estará recebendo informações da Prefeitura sobre os remédios gratuitos que devem ser fornecidos às pessoas que passam por consultas com médicos dos centros de saúde.

O vereador está indagando a Prefeitura se o Sistema Único de Saúde (SUS), que ela gerencia na cidade, vem fornecendo normalmente os medicamentos prescritos aos seus usuários.

Se essa obrigação estiver porventura sendo cumprida apenas parcialmente pelo SUS, o vereador Crespo quer informações da Prefeitura sobre os critérios de prioridade adotados relativamente ao volume e espécie de remédios fornecidos, bem como das características dos pacientes e dos respectivos atendimentos.

Além disso, o vereador quer saber qual é a lista de medicamentos gratuitos distribuídos pelo SUS aos seus usuários em Sorocaba e se o fornecimento de remédios de alto custo e a entrega desses artigos por ordem judicial seguem procedimentos diferenciados.