30/03/2009 12h00

Acompanhe no próximo dia 24 de abril de 2009, a partir das 20 horas, pela Tv Legislativa no canal 6 da Net, a entrega de Título de Cidadão Sorocabano ao Celso Bersi. O Projeto de Decreto Legislativo é de autoria do Vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB)

Celso, brasileiro, natural de São Paulo/SP, nascido aos 14 dias do mês de novembro do ano de 1950, filho de Innocente Bersi, voluntário na Revolução Constitucionalista de 1932, Mestre em Tecelagem, falecido em 10 de outubro de 2005 com 94 anos e Helena Diniz Bersi, enfermeira, falecida em 17 de julho 2006 com 95 anos.

Apesar de ter nascido, em São Paulo, sempre acalentou o sonho de vir morar em Sorocaba. O vínculo com a Manchester Paulista se inicia com seus avôs maternos, Francisca de Oliveira Diniz e Rozendo Diniz. A família Diniz vem a Sorocaba por volta dos anos 20 e sua querida mãe, nascida em Três Ilhas no Município de Cerquilho, vive quase toda a sua infância e adolescência em Sorocaba, residindo no Além Ponte freqüenta a Escola Senador Vergueiro. Ao conhecer o jovem Innocente Bersi, casam-se e  vão residir em São Paulo.

Foi integrante do Grupo Cordão de Ouro, (capoeira, maculelê, samba de roda) com apresentações em várias cidades brasileiras.

Celso Bersi participou das primeiras rodas de capoeira em Sorocaba entre 1969 e 1970, na praça central, no parque Quinzinho de Barros (zoológico), no programa do Silvio Santos representando a cidade em show que se tornou acontecimento histórico pelo ineditismo, e hoje famoso internacionalmente, pois é muito acessado no iotube e no jornal virtual Portal da Capoeira.

Em 1984, a convite do então Diretor Superintendente da URBES, Benedito Carlos Pereira Paschoal, foi convidado a prestar serviços junto à empresa pública municipal.

Com 24 anos de serviço na empresa, conta em seu currículo profissional com experiência de ter gerenciado vários setores administrativos e operacionais daquele órgão gestor.

Desde 28/06/2001 ocupa o cargo de Diretor de Transporte Urbano da URBES – Trânsito e Transporte. Responsável pelo gerenciamento, planejamento e fiscalização do Sistema de Transporte Coletivo de Sorocaba, muito contribuiu para a importância e o destaque da Urbes não só para o Município, mas também enquanto referência no estado de São Paulo e no Brasil.

Em Sorocaba, participou de várias atividades comunitárias, sociais, políticas  e religiosas, destacando-se a participação na primeira diretoria que fundou a Associação de Moradores do Arco Íris – AMAI, entidade que representava os moradores do Jardim Arco Íris e Verde Vale. Também integrou as diretorias das Associações de Pais e Mestres do CEI nº9 - Professor Fernando Rios e da E.E.P.S.G. Professor Antonio Miguel Pereira Junior. Participou da formação da USABS – União das Sociedades Amigos de Bairros de Sorocaba.

Em 1985 entra no NUPEP e, ali, além das atividades de estudo da Psicologia Racional, participa e desenvolve uma série de atividades sociais e culturais destacando-se a Capoeira Mística, o Grupo de Serestas, o Café & Idéias (café filosófico), o Coral e o Teatro entre outras atividades promocionais, tais como, cursos, palestras, Jornal Nossa Posição, lançamentos de livros, semana cultural, encontro de corais, etc.

Envolvido com as atividades culturais do NUPEP, participou da fundação do NUPEP – CULTURAL, onde atualmente ocupa a honrosa posição de presidente.

Integra  também um grande grupo musical, o Coral Nupep em Som Maior, com várias apresentações na cidade e no interior paulista. Recentemente no Mapa Cultural, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Coral Nupep em Som Maior representou Sorocaba na sua fase regional na cidade de Itapeva.