01/04/2009 12h00
 

O vereador Antonio Carlos Silvano (PMDB) quer saber quais os critérios, além da confiança, utilizados pelo Prefeito Vitor Lippi para nomear comandante e subcomandante da Guarda Municipal. Através de requerimento, Tonão Silvano questiona ainda porque sempre assumem os cargos profissionais vindos da Polícia Militar.  

 

Criada em abril de 1994, a Guarda Municipal possui integrantes experientes. O vereador justifica que, embora a GM possua em seu quadro efetivo integrantes preparados, estes nunca foram escolhidos para o comando, ao contrário de outras secretarias e assessorias técnicas da Prefeitura chefiadas por funcionários de carreira. Segundo o vereador, houve “sensível melhora no serviço público”, após a nomeação de servidores para secretariar algumas pastas e cita exemplos como a Secretaria de Saúde, SAAE, Secretaria de Finanças e de Assuntos Jurídicos.

 

“Na época da criação da Guarda Municipal, acertadamente o ex-prefeito Paulo Mendes convidou pessoas experientes da Polícia Militar do Estado para ocupar o cargo de comandante. Tal medida foi necessária, tendo em vista que era uma corporação nova, cujos integrantes também eram jovens”, esclarece Tonão. Após 15 anos, a prática ainda é comum o que suscitou o questionamento do vereador