02/04/2009 12h00

Categoria cobra direitos e isonomia com médicos da rede municipal de saúde

Cerca de trinta dentistas da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) - Regional Sorocaba estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (1) com o vereador Mário Marte Marinho Junior para reivindicar direitos da categoria. Participaram do encontro na Câmara, profissionais liberais e servidores públicos. Marinho Marte se colocou a disposição para lutar junto à classe contra as injustiças apresentadas.

O principal questionamento da classe é em relação à violação ao principio constitucional da isonomia que garante direitos iguais a médicos e dentistas (além de outros profissionais da área de saúde). No início desta semana, médicos da Prefeitura anunciaram que pretendem fazer greve, caso o prefeito Vitor Lippi (PSDB) não aumente os salários que passariam de R$2,2 mil para R$ 8,2 mil.

Os dentistas, liderados pelo presidente da APCD – Regional Sorocaba, José William Leite Oliveira, denunciaram a descriminação da classe nos em projetos de lei municipais e no Programa Saúde da Família. Defenderam a implantação de equipes multidisciplinares na rede – segundo os participantes, hoje a Prefeitura oferece apenas médicos como para o tratamento dos pacientes –, investimentos na área, avanço tecnológico e gratificações por mérito aos trabalhadores.

O vereador agradeceu a oportunidade de ouvir os profissionais. “Estou há 26 anos na Câmara e nunca recebi uma comissão tão expressiva e interessada em discutir muito além da questão salarial”, afirmou Marinho Marte. “Nosso papel é tentar assimilar as reivindicações, defendê-las e colocá-las no papel”, explicou o vereador que disse que o presidente da Casa, José Francisco Martinez, também já se mostrou solicito à causa.

Marinho Marte explicou que não cabe ao Legislativo conceder aumento aos funcionários, mas que os vereadores podem garantir que se aplique o principio da isonomia através de emendas. O vereador sugeriu que os profissionais, a exemplo dos médicos, dêem publicidade a suas reivindicações.

Outra questão levantada foi a necessidade de implantação de um consultório no Pronto Atendimento da Zona Norte para desafogar o atendimento no PA da Zona Oeste. “Há real necessidade. É a população que precisa e merece dignidade no atendimento”, justificou o Presidente da APCD. Segundo Oliveira, diariamente os dentistas trabalham até o início da madrugada para conseguir atender toda a demanda.