24/04/2009 12h00
 

Vereador Hélio Godoy entrega ao prefeito Vitor Lippi diagnóstico atualizado dos efeitos da crise econômica em Sorocaba

 

     Um diagnóstico atualizado dos efeitos da crise econômica em Sorocaba foi entregue pelo vereador Hélio Godoy (PSDB) ao prefeito Vitor Lippi (PSDB), na tarde de sexta-feira, 24, no gabinete do prefeito no Paço Municipal. O vereador Izídio Correia (PT) participou da entrega do documento, juntamente com os economistas Geraldo de Almeida, diretor regional do Corecon (Conselho Regional de Economia), Ludwig Einsteim Agurto Plata, coordenador do curso de economia da Uniso, e Flaviano Agustinho de Lima, também professor da Uniso, além do empresário Thiago Cobo.

 

     Na audiência com o prefeito, Helio Godoy observou que a Uniso começou a debater os efeitos da crise econômica no município já no final do ano passado e, em 16 de fevereiro último, esse debate foi aprofundado em audiência publica realizada na Câmara Municipal, quando foi instituído um grupo de trabalho para acompanhamento da crise. Além do relatório geral, o coordenador do curso de economia da Uniso também entregou ao prefeito um relatório sobre os efeitos da crise nas entidades assistenciais. “O impacto da crise incide fortemente sobre elas”, afirmou Ludwig Plata.

 

     Segundo o prefeito informou aos vereadores e economistas, em função da crise, a Prefeitura de Sorocaba já fez contingenciamento de 10,3 milhões nas despesas, em face da queda de 8,8% em média nas receitas. “Mas temos que fazer o possível para que a crise não afete programas essenciais”, afirmou Vitor Lippi. O prefeito garantiu que a consolidação do Parque Tecnológico é “prioridade absoluta” do município. “Não podemos perder novos investimentos. Eles são ainda mais fundamentais em face da crise”, garantiu o prefeito, lembrando que a vinda da Toyota é um desses investimentos essenciais para Sorocaba.

 

     O vereador Izídio Correia considera positivo o resultado da audiência pública sobre a crise econômica e o estudo realizado pela universidade. “O momento é de crise e todos nós temos que trabalhar para superá-la, independentemente de siglas partidárias”, afirma o vereador petista. Segundo ele, é importante que as medidas sugeridas nos estudos entregues ao prefeito resultem em ações. Izídio Correia também defende que o trabalho de acompanhamento da crise por parte da Câmara Municipal continue e seja ampliado com a participação de mais setores da sociedade civil. O prefeito Vitor Lippi concorda: “Quanto mais cabeças pensando a crise melhor”.