06/05/2009 12h00

A instituição do Dia Municipal de Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação, a ser comemorado em 8 de maio, está prevista num projeto de lei protocolado na Câmara pelo vereador José Crespo (DEM).

Para lembrar e comemorar aquela data, o projeto autoriza a Prefeitura a promover eventos e palestras nas unidades educacionais, enaltecendo medidas e propostas que visem a proteção e o desenvolvimento físico, mental e intelectual das crianças e dos adolescentes.

Na justificativa do projeto, o vereador José Crespo esclareceu o porquê da escolha de 8 de maio para ser o Dia Municipal de Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação: aconteceu naquele dia e mês, em 1985, a inauguração do primeiro Centro Integrados de Educação Pública (Ciep) do Rio de Janeiro.

Tais centros são apontados até hoje como modelos na educação de crianças e adolescentes. Ali as crianças tinham um tratamento digno promovido por um ensino de qualidade, alimentação balanceada, prática esportiva, realização de atividades culturais e assistência médica e dentária, entre outras ações pioneiras no âmbito educacional e que fizeram o projeto ser premiado por diversos organismos internacionais.

A filosofia de ensino dos Cieps é adotada pelo “Movimento Educacionista”, idealizado pelo ex-ministro da educação e senador do Distrito Federal Cristovam Buarque e que defende a educação como instrumento para a erradicação de todas as formas de desigualdade nas escolas.