11/05/2009 12h00

Na sessão desta terça-feira (12), a Câmara deve aprovar requerimento do vereador José Crespo (DEM) questionando a Prefeitura obre diversos aspectos relacionados à renovação da frota dos ônibus do sistema de transporte coletivo urbano da cidade.

Crespo quer saber qual a idade máxima admitida, pelo poder público municipal de Sorocaba, dos ônibus que operam o sistema de transportes, quantos ônibus estão com idade acima desse limite de idade admissível e porque houve a renovação da frota de ônibus, tanto na STU como na TCS, em conformidade com as determinações normativa e contratual.

Além disso, o vereador indaga se a Prefeitura e a Urbes já determinaram às empresas concessionárias que renovassem suas frotas aos padrões cominados nas referidas normas e contratos e, se isso foi feito, em que data e porque a determinação não foi atendida.

Em outros itens do requerimento, Crespo quer saber da Prefeitura se ela ou a Urbes alguma vez negaram às empresas concessionárias autorização para a renovação de suas frotas e se a planilha de remuneração do quilômetro rodado, que rege os pagamentos às empresas concessionárias, tem sido atualizada em seus insumos, conforme os contratos vigentes.

Por último, Crespo pergunta se existe atualmente algum desequilíbrio econômico-financeiro nos contratos de concessão onerosa relativos às empresas STU e TCS. Caso isso esteja ocorrendo, o vereador pede que se informe qual a origem desse desequilíbrio, em termos de causas e datas, e qual o seu vulto.