14/05/2009 12h00

Negociação entre Prefeitura e médicos, mediada pelos vereadores, pode levar à suspensão da greve em troca da reestruturação do plano de carreira dos médicos

Uma comissão de vereadores da Câmara Municipal esteve reunida com secretários municipais e representantes do Sindicato dos Médicos e do Sindicato dos Servidores Municipais de Sorocaba com o objetivo de discutir a greve dos médicos da rede municipal de saúde, que entrou no 12º dia de paralisação. Realizada no Paço Municipal, a reunião contou com a participação dos vereadores Luis Santos (líder do PMN e presidente da Comissão de Saúde da Câmara), Paulo Mendes (líder do PSDB), Anselmo Neto (líder do PP) e Francisco França (líder do PT). Segundo o vereador Luis Santos, a participação dos vereadores foi decisiva nas negociações: “Houve um grande avanço nessa reunião e creio que será possível chegar a um entendimento entre a Prefeitura e os médicos”.

Secretários e sindicalistas, com a mediação dos vereadores, aprovaram um protocolo de intenções que prevê a suspensão da greve por parte dos médicos. Em contrapartida, a Prefeitura se comprometeu a apresentar, dentro de 90 dias, um projeto de reestruturação da carreira médica no município de Sorocaba. A proposta será apresentada nesta sexta-feira, 15, em assembléia da categoria médica e, se for aprovada, os médicos voltam a trabalhar na segunda-feira. O projeto de reestruturação da carreira medica será elaborado por um grupo de trabalho constituído por três secretários municipais (Saúde, Recursos Humanos e Negócios Jurídicos), três representantes dos sindicatos e três vereadores.

O líder do governo na Câmara, vereador Paulo Mendes, observa que, além de discutir o projeto de reestruturação da carreira médica no município, o grupo de trabalho também vai tratar de questões como flexibilização de horários e segurança nas unidades de saúde. “Penso que a Câmara Municipal teve um papel importante nessa trégua obtida entre a Prefeitura e os sindicatos. Tanto que os sindicatos decidiram antecipar para amanhã a assembléia que seria realizada somente na segunda-feira e a perspectiva é que a greve chegue ao fim. Obviamente, isso dependerá da decisão da assembléia, mas estamos confiantes que a decisão dos médicos será pela suspensão do movimento”, afirma Paulo Mendes.

“Os ânimos entre a Prefeitura e os representantes da categoria médica estavam muito acirrados. Penso que a participação dos vereadores na negociação foi essencial para amenizar esse clima”, sustenta o vereador Anselmo Neto. “Nós, vereadores, dialogamos incansavelmente com os dois lados o que reputo como fundamental para o avanço das negociações”, corrobora Luis Santos, lembrando que a comissão de vereadores promoveu quatro reuniões entre secretários e sindicatos em apenas 24 horas.

Participaram da reunião o presidente do Sindicato dos Médicos de Sorocaba, Antônio Sérgio Ismael, e o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Sérgio Ponciano, entre outros representantes da categoria médica. Por parte da Prefeitura, estiveram presentes nas negociações os secretários Milton Palma (Saúde), Maurício Biazotto (Governo), Lauro Madureira Mestre (Negócios Jurídicos) e Rodrigo Moreno (Recursos Humanos).