15/05/2009 12h00

Projeto de lei do vereador José Crespo (DEM) deliberado nesta terça-feira (14) pela Câmara obriga as fábricas e/ou lojas vendedoras de móveis do município a detalhar nesses produtos, para esclarecimento dos consumidores, os materiais utilizados em sua fabricação.

O aviso deve ser bem claro ao esclarecer se o móvel é feito de madeira genuína ou não. Se não for, deve mencionar quais são os outros materiais de sua composição, como o MDF, aglomerado e similares.

Na elaboração do projeto, o vereador levou em consideração o fato de que materiais como o MDF (Médium Density Fiberboard - também chamado de placa de madeira de média densidade), por exemplo, não podem ser submetidos a calor ou umidade excessivos. Essas características também devem ser mencionadas no aviso de esclarecimento aos consumidores de tais produtos.

O projeto responsabiliza indústrias locais pela afixação do alerta. No caso de móveis fabricados em outros municípios, a responsabilidade pela colocação do aviso passa a ser das lojas revendedoras.