26/05/2009 12h00

A vereadora Neusa Maldonado (PSDB), por intermédio de requerimento apresentado na Câmara Municipal, está solicitando ao prefeito Vitor Lippi (PSDB) a implantação do Projeto Vila Dignidade em Sorocaba. O projeto consiste na construção de moradias para pessoas com mais de 60 anos, numa parceria entre a Secretaria Estadual de Habitação, o Fundo de Solidariedade de São Paulo e as prefeituras municipais do Estado.

“O município doa o terreno e o governo estadual, por intermédio da Secretaria da Habitação, constrói a moradia para os idosos”, explica a vereadora. Para Neusa Maldonado, o projeto visa assegurar ao idoso todos os direitos à cidadania: “Ele procura garantir sua dignidade e bem-estar, o que significa qualidade de vida. O projeto estimula inclusive a participação do idoso na comunidade”.

Segundo Neusa Maldonado, o programa poderá atender diversos bairros da cidade, já que cada vila conta, inicialmente, com 24 residências. Para ser beneficiado pelo programa, o idoso deve ser independente (capaz de realizar suas tarefas diárias) e possuir renda mensal de até dois salários mínimos. Também deve morar sozinho ou não possuir vínculos familiares sólidos, além de residir há pelo menos dois anos no município