01/06/2009 12h00

Como resultado de uma proposta do vereador José Crespo (DEM), a Câmara acompanhará o processo de licitação aberto pela Prefeitura e pela Urbes para escolher a empresa que vai substituir a TCS – Transportes Coletivos de Sorocaba Ltda. – no sistema de transporte coletivo urbano da cidade.

Crespo protocolou nesta sexta-feira (29) um pedido para formar comissão de três representantes do Legislativo para acompanhar aquele processo licitatório. O vereador elogiou a decisão do prefeito Vitor Lippi de abrir a concorrência:

- Nós já havíamos alertado sobre a inconstitucionalidade de a Urbes dar à TCS a prerrogativa de indicar uma empresa substituta para ela na cidade. O prefeito Vitor Lippi, contudo, decidiu abrir a licitação, o que merece nossos elogios e cumprimentos, disse Crespo.

O vereador anunciou que, acompanhando o processo de escolha da nova empresa operadora de ônibus em Sorocaba, a comissão do Legislativo também estará atenta a outras medidas que venham a ser tomadas em relação ao mesmo assunto, como a possibilidade de alguma empresa vir a substituir a TCS de maneira emergencial, até a definição de sua sucessora.

CONTRA O SUBSÍDIO

Na manhã desta sexta-feira (29), o vereador José Crespo participou na Câmara de uma audiência demonstrativa da execução orçamentária da Prefeitura no período de janeiro e abril deste ano.

Ele mostrou-se espantado com uma informação do secretário das Finanças – a de que a Prefeitura vai socorrer o Fundo Municipal de Transportes com R$ 10 milhões até o final do ano.

Tendo participado da implantação das profundas mudanças no transporte coletivo urbano de Sorocaba, com caixa único, terminais e tarifa unificada, Crespo explicou que o sistema estava formatado para sobreviver com recursos próprios – ou seja, com a tarifa remunerando as despesas -, não prevendo qualquer tipo de subsidio.

Esse descompasso financeiro, que vem acontecendo de uns dez anos para cá, será objeto de um questionamento formal do vereador José Crespo, que pretende saber da Urbes onde e como teve início a defasagem entre a arrecadação da tarifa e as despesas com a operação do sistema de ônibus da cidade.

O vereador José Crespo não concorda com esse tipo de subsidio, argumentando que o dinheiro a ser transferido para o Fundo Municipal de Transportes, se o sistema estivesse funcionando dentro de sua formatação original (ou seja, auto-sustentável), poderia muito bem ser empregado no reajuste, ainda indefinido, dos salários dos servidores municipais.

ÔNIBUS MODERNOS

Nesta sexta-feira, o vereador José Crespo protocolou na Câmara uma indicação ao prefeito, sugerindo medidas de conforto e segurança aos usuários dos ônibus a serem incorporadas ao rol de exigências do edital de licitação para a escolha da empresa substituta da TCS em Sorocaba.

Ele acredita que um dos motivos dessa medida esteja na redução gradativa do número de usuários de ônibus da cidade e que muita gente voltará a usar ônibus em Sorocaba se houver um aumento do padrão de conforto e segurança nesses veículos, o que está na hora de acontecer na cidade.

Nesse sentido, Crespo fez uma indicação ao prefeito Vitor Lippi, para que a frota da próxima empresa operadora em Sorocaba seja integrada apenas por ônibus que preencham requisitos capazes de atingir aqueles objetivos.

A indicação de Crespo é a de que todos os ônibus da nova empresa, a ser escolhida por licitação, tenham motor traseiro, propulsão a gás natural, ar condicionado, vigilância eletrônica com câmeras monitoradas “on-line” por uma central de controle, sistemas de rádio-comunicação e de localização eletrônica via satélite (GPS), para aferição de horários, itinerários e paradas e, finalmente, equipamento interno de sonorização contínua, para música e informações de utilidade pública.