01/06/2009 12h00

Por iniciativa do vereador João Donizeti, Câmara Municipal realiza exposição fotográfica que explora a beleza de uma mata incrustada na cidade

A borboleta descansa sobre a folha o vôo multicor. A aranha ensaia sobre a teia o seu bailado. O orvalho, silenciosamente, acaricia a flor. E o sol borda com sua luz a renda verde da mata. Este cenário, que lembra os bosques de cartão-postal, não é um pedaço do Pantanal nem da Amazônia — trata-se de um trecho da Mata Atlântica incrustado no coração de Sorocaba. E para quem trafega apressado ao seu redor, sem atentar para essa natureza viva que brota na selva de pedra, a Câmara Municipal de Sorocaba oferece uma oportunidade de conhecer a beleza íntima desse recanto natural sitiado pelo concreto — trata-se da Exposição “Mata Metropolitana”, idealizada pelo vereador João Donizeti (PSDB) e realizada no hall de entrada do plenário da Casa.

De autoria dos fotógrafos Lucas Munhoz e Luciano Quirino, que integram os quadros da Casa, a mostra reúne 15 fotografias (em formato 30 por 40 centímetros) que retratam toda a beleza da mata situada na Rua José Joaquim de Lacerda, numa região cercada por vários bairros, como Vila Sônia, Jardim São Fernando, Vila do Netinho, Jardim Sorocabano, Vila Nova, Jardim Alvorada e Vila Diego, entre outros. Com 51 mil metros quadrados, a mata tem uma rica biodiversidade vegetal e animal, além de contar com quatro nascentes. Professores e alunos da Escola Municipal Professor Flávio de Souza Nogueira, situada nas proximidades, transformaram a área num laboratório verde e iniciaram uma campanha para transformá-la em parque ecológico.

João Donizeti encampou o movimento desde a primeira hora e tem lutado junto à prefeitura para que a reivindicação dos moradores da região seja atendida. O vereador, com a idéia na cabeça, e os fotógrafos, com a câmara na mão, comprovaram que a referida mata não pode continuar sendo asfixiada pelo concreto que a cerca e merece mesmo ser transformada num parque ecológico. Para João Donizeti, caso isso ocorra, a mata “será um instrumento de preservação ambiental e um instrumento pedagógico, ajudando a despertar a consciência ecológica dos alunos e da própria cidade”. Quem duvida que vá ver a Exposição “Mata Metropolitana” no hall de entrada do plenário da Câmara Municipal. A entrada é franca e a mostra fica aberta neste mês de junho, das 8 às 17 horas.