02/06/2009 12h00

Três projetos de lei protocolados pelo vereador José Crespo (DEM) na Câmara obrigam a Prefeitura, o Saae e a Urbes a divulgar na internet seus gastos mensais com a postagem de correspondências, materiais de escritório, combustível e locação e/ou uso de máquinas xerocopiadoras.

Justificando a proposta, Crespo foi buscar o exemplo da própria Câmara de vereadores, que divulga seus gastos daquela natureza não só em quadro próprio, como também pela internet e pela imprensa oficial.

Assim é que o público em geral tem acesso aos números daquelas despesas mensais de cada gabinete. “Da mesma maneira que o Legislativo abre suas contas ao exame do público naqueles itens, acreditamos que o mesmo deve ocorrer em relação ao Executivo”, explica o vereador José Crespo.

Segue a justificativa do vereador Crespo para apresentar seus projetos obrigando a Prefeitura, o Saae e a Urbes a divulgar parte dos seus gastos na internet:

“É fato sabido que, dos Três Poderes, o Legislativo é, de longe, o mais transparente de todos. Ficando apenas na esfera municipal, os gabinetes dos vereadores permanecem o dia inteiro de portas abertas e a eles têm acesso todos os cidadãos, sem qualquer tipo de burocracia.

“No exercício de suas funções, o vereador está em contato direto com o público tanto nas ruas como no plenário, onde expõe seus pontos de vista diante da TV, do público presente e da imprensa.

“Falando no caso específico de Sorocaba, é justo reconhecer que a transparência do Legislativo se destaca também por elogiável atitude dos dirigentes da Casa que decidiram dar ampla publicidade aos gastos de cada gabinete, publicando-os não apenas no quadro de aviso próprio da Edilidade, mas também na Imprensa Oficial do Município e através de sua página na internet.

“Assim é que o público em geral tem acesso aos números das despesas mensais de cada gabinete com postagem de correspondência, combustível, material de escritório e locação e uso de máquinas xerocopiadoras.

“Da mesma maneira que o Legislativo abre suas contas ao exame do público naqueles itens, acreditamos que o mesmo deve ocorrer em relação ao Executivo”.