05/06/2009 12h00

A Câmara Municipal de Sorocaba realizou, na noite de quarta-feira, 4, Audiência Pública sobre Meio Ambiente, que discutiu, entre outros temas, a crise que afeta as cooperativas de reciclagem de lixo. Presidida pelo vereador Luis Santos, líder do PMN e presidente da Comissão de Meio Ambiente, a audiência pública contou com a participação dos vereadores Geraldo Reis (PV) e João Donizeti (PSDB), que também são membros da comissão, e dos vereadores Izídio de Brito (PT) e Rozendo de Oliveira (PV).

Segundo a presidente do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec), Rita de Cássia Gonçalves Viana, houve uma queda no volume de lixo coletado para reciclagem em Sorocaba, que caiu de 220 toneladas mensais, no ano passado, para 80 toneladas neste ano. Os dados, segundo ela, são relativos à Coreso (Cooperativa de Reciclagem de Sorocaba), à qual o Ceadec presta assessoria e apoio juntamente com a Paróquia Cristo Rei.

A crise que se abateu sobre o setor fez com que caísse o rendimento mensal dos coletores da cooperativa, de 600 reais para 400 reais, o que motivou o afastamento de 85 dos 140 catadores de lixo filiados à entidade. Além disso, eles só recebem pelo material coletado depois de 35 dias, que é o prazo estabelecido pelas empresas que compram das cooperativas o lixo a ser reciclado. “Em face de todos esses problemas, as cooperativas de material reciclado, conforme foi enfatizado na audiência pública, estão solicitando um subsídio da Prefeitura”, afirma o vereador Luis Santos.

Já o vereador Izídio de Brito defendeu o seu projeto de coleta solidária, em que a Prefeitura pagaria às cooperativas por quilo de lixo recolhido. Segundo ele, seu projeto de lei, se aprovado, não representa ônus financeiro adicional para o município. A Prefeitura também se fez presente na audiência pública por intermédio do representante da Secretaria de Parcerias, Fernando de Oliveira. Para o vereador Luis Santos, a audiência pública foi produtiva e significa mais um passo para que Sorocaba seja reconhecida como “Município Verde”, programa do governo do Estado que visa à preservação do meio ambiente.