08/06/2009 12h00

Cerca de 20 mil famílias, todas residindo há mais de dois anos em Sorocaba, vivem em imóveis alugados ou cedidos por terceiros, havendo uma pequena parte (528) morando em áreas invadidas.

No tocante à renda de cada uma delas, no final do mês 17 mil famílias recebem menos de quatro salários mínimos (R$ 1.860,00), enquanto outras duas mil ganham na faixa entre quatro e sete salários. Menos de mil famílias ainda sem casa própria tem renda total acima de sete salários mínimos.

Esses dados constam de um levantamento efetuado nos meses de novembro a dezembro de 2005 pela Secretaria de Habitação e Urbanismo da Prefeitura. São esses números que o órgão utiliza para seu trabalho de planejamento sobre as necessidades habitacionais da cidade.

Além de pedir essas informações à Prefeitura através de um requerimento, o vereador José Crespo (DEM) também recebeu respostas sobre os planos da administração municipal para reduzir o déficit habitacional do município.

Informou a Secretaria da Habitação que nesse sentido vem realizando estudos de regularização fundiária de 62 áreas e orientando os moradores de 31 assentamentos com vistas à sua regularização.

No tocante à construção de conjuntos habitacionais populares, a Prefeitura informou ao vereador José Crespo que estão em fase final de construção 484 casas no Jardim Renascer e 606 no conjunto “Ana Paula Eleutério”.  Outras 256 casas devem ser construídas no Jardim Ipiranga e 105 em lotes urbanizados no Parque São Bento.