16/06/2009 12h00

O atendimento à criança e ao adolescente dependente de drogas foi o tema de audiência pública realizada na Câmara Municipal de Sorocaba, na noite de segunda-feira, 15, por iniciativa do vereador Luis Santos, líder do PMN na Casa, com expressiva participação de autoridades e entidades ligadas ao combate às drogas. As razões que levam a criança e o adolescente à dependência química, as formas de tratamento para que abandonem as drogas e o apoio posterior ao tratamento para que não voltem a elas foram os três principais enfoques da audiência.

A audiência pública aprofundou a discussão sobre o espaço de atendimento para crianças e adolescentes que se tornaram dependentes químicos. “Uma idéia é que o município crie um espaço próprio de atendimento. Outra idéia é que a Prefeitura apóie entidades conveniadas que já trabalham com o dependente químico, oferecendo a elas cursos de capacitação para seus recursos humanos”, explica o vereador Luis Santos.

Outra grande preocupação dos participantes da audiência pública é em relação ao que vem depois do tratamento. “É preciso criar uma ampla rede de apoio para a criança e o adolescente após o tratamento. Essa rede terá um papel fundamental para que o jovem se reestruture e assuma sua condição de cidadão”, enfatiza Luis Santos. O vereador ressalta que uma das conclusões da audiência pública é que a família tem um papel fundamental no tratamento da dependência química: “O exemplo dos pais é muito importante para os jovens. Inclusive o uso e abuso de substâncias legais como o álcool e o tabaco pode servir de estímulo negativo à criança, fazendo que ela possa ter comportamentos disfuncionais”.

A audiência contou com a participação dos vereadores Anselmo Neto (PP) e Izarildo Moreira Farrapo, vice-presidente da Câmara Municipal de Salto de Pirapora, do secretário municipal de Saúde, Milton Palma, e da secretária da Juventude, Aline Peres Garcia. Também participaram a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Edite di Giorgi; a presidente do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), Maria Clara Suarez; a presidente do Conselho Municipal de Jovens, Cristiane Jordão Araújo; a defensora pública Gisele Ximenes Vieira e o diretor técnico do Departamento de Saúde, Antônio Carlos Nasi.

O evento contou ainda com as presenças do capitão Ubiratan Marques da Silva (representando o coronel Paulo Sérgio Vale, comandante do 7º Batalhão); do comandante da Guarda Municipal, Carlos Eduardo Leal, representando o secretário de Segurança Comunitária, coronel Domingos Abreu; e da assistente social do Judiciário, Regiane Ortolan.