22/06/2009 12h00

Após meses de negociação entre sindicato e Executivo, com apoio do Legislativo, os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (22), em sessão extraordinária, o reajuste salarial dos servidores públicos municipais de Sorocaba. O aumento concedido foi de 6,16%, retroativos a janeiro de 2009, data-base da categoria. O índice é corresponde à inflação do período medido pelo IPC-FIPE.

O mesmo aumento foi aprovado para os salários de prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e para o subsídio dos vereadores, além da concessão de 20% de gratificação aos funcionários da TV Legislativa, correspondente a atividades externas.

O reajuste foi anunciado na terça-feira (16), após reunião entre o prefeito Vitor Lippi (PSDB) e as entidades que representam os funcionários: Sindicato dos Servidores Públicos de Sorocaba, Associação dos Aposentados e Pensionistas da Prefeitura Municipal, Associação dos Funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e Associação dos Guardas Municipais.

O presidente da Câmara, José Francisco Martinez (PSDB), agradeceu o sindicato dos servidores pelo empenho na negociação com o Executivo, iniciada no começo deste ano.

A lei que atrela o reajuste do subsídio dos vereadores ao do funcionalismo - aprovada pela Câmara em 2005 após polêmica gerada por um erro de cálculo no aumento dos vencimentos do Legislativo - foi abordada pelo vereador Marinho Marte (PPS). Para o parlamentar, trata-se de um contrassenso. Antes da medida, o subsídio dos vereadores correspondia a 75% do salário dos deputados estaduais. “O vereador briga pelo servidor, mas automaticamente briga pelo próprio salário. Mais dia, menos dia, nós temos que corrigir isso”, disse Marinho.