22/06/2009 12h00

A totalidade da malha urbana de Sorocaba está hoje atendida pelos contêineres de lixo (43.500 de 240 litros e 770 de mil litros), recipientes alugados à razão de R$ 7,44 e R$ 31,00, respectivamente, cada um e por mês. Os contêineres pertencem à mesma empresa (Construtora Gomes Lourenço Ltda.), de São Paulo, que faz a coleta de lixo em Sorocaba.

Essas informações foram prestadas ao vereador José Crespo (DEM) pelo prefeito Vitor Lippi, em resposta a um requerimento do democrata aprovado pela Câmara. O prefeito esclareceu que Sorocaba é a única cidade de médio porte a contar com 100% da malha urbana atendida por contêineres de lixo.

Ele informou que a responsabilidade pela limpeza e desinfeçcão dos contêineres, a ser feita mensalmente, é da empresa coletora de lixo, bem como a obrigação de dar manutenção e trocar os vasilhames defeituosos.

O prefeito informou ao vereador José Crespo que o contrato mantido pela Prefeitura com a empresa coletora de lixo prevê a aplicação de multas à empresa coletora de lixo, nos casos de falta de manutenção, troca, limpeza e desinfecção de contêineres. Segundo o prefeito, desde a assinatura do contrato, ocorrida em 2005, até agora não houve a necessidade de a Prefeitura aplicar nenhuma multa à empresa coletora por conta do não cumprimento daquelas obrigações.

De acordo com a informação prestada pelo prefeito Vitor Lippi ao vereador José Crespo, as reclamações dos munícipes em relação aos serviços de coleta de lixo devem ser feitas pelo telefone 156 ou, então, diretamente à Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe).