26/06/2009 12h00

Três projetos de lei do vereador José Crespo (DEM) que serão votados nesta terça-feira (30) pela Câmara dão mais transparência à administração municipal. Eles determinam que a Prefeitura, o SAAE e a URBES devem disponibilizar nos respectivos sites suas relações mensais de despesas com postagem de correspondências, materiais de escritório, combustível e locação e/ou uso de máquinas copiadoras.

O vereador apresentou seus projetos justificando-os com o argumento de que “é fato sabido que, dos três poderes, o Legislativo é, de longe, o mais transparente de todos. Ficando apenas na esfera municipal, os gabinetes dos vereadores permanecem o dia inteiro de portas abertas e a eles têm acesso todos os cidadãos, sem qualquer tipo de burocracia”.

Crespo acrescenta que, “no exercício de suas funções, o vereador está em contato direto com o público tanto nas ruas como no plenário, onde expõe seus pontos de vista diante da TV, do público presente e da imprensa”.

Para o vereador, “é justo reconhecer que a transparência do Legislativo se destaca também por elogiável atitude dos dirigentes da Casa, que decidiram dar ampla publicidade aos gastos de cada gabinete, publicando-os não apenas no quadro de aviso próprio da edilidade, mas também na Imprensa Oficial do Município e através de sua página na internet. Assim é que o público em geral tem acesso aos números das despesas mensais de cada gabinete com postagem de correspondência, combustível, material de escritório e locação e uso de máquinas xerocopiadoras”.

Segundo Crespo, da mesma maneira que o Legislativo abre suas contas ao exame do público naqueles itens, “acreditamos que o mesmo deve ocorrer em relação ao Executivo, razão destes projetos que não geram qualquer tipo de despesa, pois prevêem apenas o lançamento e exibição de relações daquelas despesas nas páginas na internet já mantidas pela Prefeitura, pelo SAAE e pela URBES”.

(Assessoria de Imprensa do vereador José Crespo)