02/07/2009 12h00

Os usuários do transporte coletivo de Sorocaba pagam apenas R$1,00 para utilizar os ônibus aos domingos. O vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB) quer que a Prefeitura estenda o benefício para os sábados. A medida busca incentivar o uso do transporte coletivo e aumentar a frequencia em espaços públicos e de lazer. Hoje, a tarifa é de R$ 2,50.

Yabiku justifica sua proposta destacando que o trânsito na região central da cidade aos sábados é caótico. “Torna-se praticamente impossível trafegar pelo local devido ao grande número de veículos que para lá se dirigem”, explica.

O programa DOMINGÃO – A SUA PASSAGEM A R$ 1,00 (UM REAL), foi implantado em 2007, proporcionando aos usuários que possuem o Cartão Social, desconto na tarifa dos ônibus aos domingos e feriados.

“O custo da passagem do transporte coletivo aos sábados poderia seguir os mesmos moldes do programa DOMINGÃO, incentivando a população que se dirige ao centro da cidade utilizar os ônibus, deixando seus veículos na garagem”, afirma o vereador.

Yabiku lembra que no lançamento do programa, o prefeito Vitor Lippi (PSDB) ressaltou que esse é o grande programa social do transporte coletivo de Sorocaba: “Nós precisávamos ajudar a população a ter um domingo melhor e agora vamos conseguir”, disse Lippi na ocasião.

“O programa incentiva o uso do transporte coletivo para que as pessoas passeiem mais pela cidade e visitem os parentes, parques e shoppings, sem gastar o que gastariam”, conclui Yabiku.