08/07/2009 12h00

Administradores de próprios

Na Prefeitura existem 30 cargos de administrador de próprios (ou seja, de dependências específicas dentro da organização pública municipal) de livre provimento do prefeito, não exclusivos de funcionários de carreira. São 22 cargos de nível II e oito de nível III. Até o final do mês, atendendo a um requerimento do vereador José Crespo (DEM), a Prefeitura vai informar à Câmara a relação dos ocupantes desses cargos, os salários de cada um, onde se localiza cada próprio por eles administrados e também onde cada um desses funcionários cumpre a carga horária normal de trabalho.

Sinalização tátil

Entrou em vigor nesta quarta-feira (8) a lei municipal nº 8.797, nascida de um projeto do vereador José Crespo (DEM) e que obriga a instalação de sinalização tátil, sonora e visual nas dependências de órgãos públicos municipais, tipo Prefeitura, Urbes e Saae. Isso deverá facilitar o deslocamento nessas dependências principalmente dos portadores de necessidades especiais visuais e auditivas. A sinalização deverá ser direcional e de alerta nos pisos, corrimões, acessos a escadas, elevadores, calçadas e obstáculos suspensos.

Reforma de quadra

O vereador José Crespo (DEM) apresentou indicação na Câmara, sugerindo à Prefeitura a reforma da quadra de uma área de atividades esportivas localizada na rua Paula Mayer Cattini, no Jardim Nova Esperança. Na indicação, o vereador menciona a falta de manutenção e o que deve ser reparado: piso da quadra rachado e em desnível, estruturas metálicas corroídas, alambrados danificados, muretas caídas, iluminação danificada e gramado sem conservação – além do que falta vestiários adequados no local. Num bairro vizinho, o Parque Esmeralda, populares pediram e o vereador Crespo apresentou indicação à Prefeitura, solicitando melhorias para o campo de futebol localizado na rua João Avelino José, em cujas imediações o mato cresce viçoso e entulhos são lançados.

Piso escorregadio

Diversos aspectos relacionados ao piso escorregadio colocado na região central da cidade estão abordados num pedido de informações ao vereador José Crespo (DEM) dirigido à Prefeitura. Os questionamentos de Crespo envolvem desde os gastos acarretados até agora pela troca do piso, incluindo material e mão-de-obra, até as formalidades burocráticas envolvendo licitação, fabricante e fornecedores do material utilizado na reforma e que nunca parou de ser substituído. A resposta ao requerimento deverá chegar à Câmara até o final do mês.

Sobre as ciclovias

Pedestres, motos e bicicletas motorizadas podem utilizar-se das ciclovias que a Prefeitura vem implantando nos mais diversos pontos da cidade? Estas são algumas das perguntas contidas num requerimento do vereador José Crespo (DEM), que indaga ainda à Prefeitura qual é a normatização que rege a utilização das ciclovias e quais são as autoridades competentes para fiscalizar e eventualmente autuar infrações acontecidas no leito desses espaços reservados, em princípio, apenas para uso de ciclistas.

Transporte grátis

O vereador José Crespo (DEM) apresentou na Câmara requerimento questionando a Prefeitura e a Urbes, entre outros aspectos relacionados ao transporte coletivo urbano, quem é beneficiado pela isenção do pagamento de tarifas nos ônibus. Junto a outros fatores, os números podem servir para uma análise mais aprofundada sobre a situação do caixa-único mantido pela Prefeitura para operar o sistema de ônibus. No requerimento, Crespo também indaga sobre os efeitos no caixa-único causados pela ação dos pula-catracas e das pessoas que acessam os ônibus pelas portas traseiras.

Insulina nas escolas

Poucas escolas da rede pública municipal contam com a presença de profissionais da área médica para atendimento dos alunos. Uma das situações inconvenientes causadas pela falta desses profissionais envolve os alunos diabéticos que necessitam da aplicação diária de insulina, em horário que muitas vezes coincidem com o período de aulas. Recebendo consultas de mães nesse sentido, o vereador José Crespo (DEM) está indagando à Prefeitura, via requerimento, se nos casos da falta de profissionais médicos professores disponíveis a isso podem aplicar o medicamento ou de familiares dos alunos podem fazê-lo no âmbito escolar. O vereador pergunta também sobre a possibilidade da Prefeitura designar um setor ou profissional médico para atender alunos da rede municipal nessa e em outras situações em que sua remoção a um pronto socorro não seja conveniente.