15/07/2009 12h00

Estiveram presentes na sessão da Câmara Municipal na manhã do dia 14, o secretário municipal da saúde Dr. Milton Palma, e o Dr. Pedro Borges de Andrade Filho, médico da vigilância epidemiológica, onde a pedido do vereador Hélio Godoy (PSDB) responderam algumas questões sobre a “gripe suína” (rebatizada de A (H1N1).

O vereador, preocupado com os crescentes casos da doença no país, solicitou através de ofício, a presença dos profissionais da saúde para levantar a questão das providências que estão sendo tomadas no município.

Na oportunidade, o vereador Hélio Godoy, comentou sobre um suposto caso do município de Sorocaba que poderia ter levado a doença a um município vizinho. Godoy, perguntou aos profissionais da saúde presentes no plenário o que o poder público tem feito em relação aos casos suspeitos, confirmados, e o que tem feito em relação à prevenção e orientação.

Ao usar a palavra, o secretário da saúde Dr. Milton Palma, disse que não há motivo para pânico, e explicou brevemente sobre a transmissão da doença e citou algumas medidas que devem ser tomadas.

Dr. Pedro Borges, fez uma explanação do que tem feito a vigilância sanitária e epidemiológica, uma vez que, segundo ele, o município, deve seguir as recomendações do Ministério da Saúde, através de um Plano Nacional.

Ao responder uma questão do vereador Hélio Godoy em relação às informações e entradas de vírus em portos, aeroportos, rodoviárias, e áreas de fronteira, Dr. Pedro Borges, disse que também não é responsabilidade do município tomar providências e sim da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), obedecendo a protocolos do Ministério da Saúde.

O médico ressaltou ainda, que as transmissões são importadas com poucos casos autóctones. Ao concluir seu discurso Dr. Pedro Borges afirmou que o município tem condições de enfrentar a doença, ressaltando que o conjunto hospitalar do município tem sido referência para as cidades da região.

Para o vereador Hélio Godoy que solicitou a presença do secretário da saúde na Casa de Leis, a participação dos profissionais foi bastante proveitosa, uma vez que, segundo ele, o assunto gera diversas especulações no município. “Um assunto que é de interesse mundial, e que levanta dúvidas na população de Sorocaba precisa e deve ser questionado. Em Sorocaba hoje, segundo a secretaria de saúde, existem cinco casos confirmados da doença na cidade, e 15 pessoas em monitoramento, nada mais justo do que trazer a público, informações precisas sobre a doença, e é claro sobre as providências que tem sido tomadas”, conclui o vereador.

Assessoria do Gabinete