16/07/2009 12h00

O Aterro Municipal de Sorocaba, localizado no bairro Retiro São João, está prestes a ser desativado. Em funcionamento há mais de 20 anos, o aterro deverá ser fechado entre 2010 e 2011. Em atenção ao problema, o vereador João Donizeti (PSDB) solicitou a criação de uma comissão na Câmara para acompanhar o processo de mudança. O requerimento foi aprovado na última sessão.

O vereador quer que os membros da comissão, em nome dos partidos com representatividade na Casa, estudem novas tecnologias e participem da implantação do novo aterro.

“Nossa cidade vive um momento crítico em relação ao lixo, pois está com seu aterro municipal encerrando suas atividades em um curto espaço de tempo, sem respectivo local para implantação de um novo aterro que propõe ser mais ambientalmente adequado”, justifica o vereador.

A Prefeitura está buscando, até o momento, sem sucesso, uma licença ambiental para a instalação de um aterro próximo a cidade de Iperó. O aterro municipal, que já deveria ter sido desativado, teve sua capacidade aumentada por falta de um local adequado para receber o lixo. A ampliação para atender a demanda, garantiu mais dois anos de uso.

Donizeti destaca a boa qualidade do serviço prestado atualmente, mas lembra que o aterro municipal está defasado em relação aos atuais padrões ambientais. “A Câmara Municipal não pode ficar à margem desse acontecimento, pois se trata de uma das questões mais importantes ligadas ao meio ambiente de nossa cidade”.

A comissão proposta pelo vereador deverá aprofundar os estudos sobre conceitos avançados, desde a geração do lixo até sua destinação, e buscar exemplos em outros municípios, mais desenvolvidos na questão. Com cerca de 600 mil habitantes, Sorocaba gera 500 toneladas de lixo por dia.