16/07/2009 12h00

O vereador João Donizeti (PSDB) está solicitando ao Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), de Piracicaba, a contratação de uma empresa para avaliar os recursos hídricos subterrâneos de Sorocaba. A necessidade de dados técnicos que revelem a real situação das águas subterrâneas do município foi suscitada pela comissão da Câmara destinada a estudar o tema, com o objetivo de nortear as políticas públicas voltadas à manutenção e preservação das águas.

A empresa especializada, contratada através de termo de referência, viria a cooperar com os trabalhos da comissão, dando suporte técnico às pesquisas. “Caso não seja possível realizar o estudo em toda a cidade, que possa então ser feito por regiões, abrangendo no mínimo as regiões dos bairros Cajuru, Éden, Aparecidinha e Brigadeiro Tobias que, ao nosso entender, são as mais afetadas de nossa cidade”, pondera o autor do requerimento.

Histórico

A questão das águas subterrâneas começou a ser pautada na Câmara de Sorocaba no final do ano passado. Em dezembro de 2008, foi realizada a audiência pública “Exploração Comercial da Água”, com o intuito de discutir a abertura de poços artesianos particulares.

Após a audiência, aconteceram outras reuniões com a presença de representantes de diversos órgãos como SAAE, DAAE, CETESB e SEMA, além de ONGs ligadas ao meio ambiente e representantes da sociedade. “O assunto se avolumou e a preocupação passou então a ser voltada para as águas superficiais e subterrâneas em nosso município, com ênfase para os córregos Pirajibu, Pirajibu Mirim, Ipaneminha, Tapera Grande e o Aquífero Tubarão”, relembra Donizeti.

Dando sequencia aos trabalhos, em abril deste ano foi criada, a pedido do vereador, a Comissão Águas de Sorocaba. E em 8 de junho, também por sugestão de João Donizeti, o mestre em hidrogeologia pela USP, Geraldo Hideo Oda, ministrou a palestra “Os recursos hídricos de Sorocaba e região”.