21/07/2009 12h00

Foi inaugurada na tarde desta segunda-feira, 20, a Praça “25º Quarteirão de amigos”, denominada pela Lei Municipal 7.848/2006, cujo projeto é de autoria do vereador Hélio Godoy (PSDB). Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Vitor Lippi, o vice-prefeito José Ailton Ribeiro, o vereador autor do projeto, o presidente da entidade Antônio Viola Júnior, secretários municipais, e membros do 25º quarteirão de amigos.

A nova Praça pública que está localizada entre as vias Alameda Batatais, *Rua Basília Basso Mathiazzi e acesso da rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Ponte Pinga-Pinga) no bairro Jardim Morumbi, ganhou um monumento com destaque um coração, e  a frase lema da instituição, “Do coração é a razão dos amigos”, o qual foi descerrado pelas autoridades presentes.

Ao usar a palavra, o vereador Hélio Godoy, lembrou a data 20 de julho, que foi escolhida propositalmente para inauguração em razão da data do calendário oficial do município, que, por meio da Lei 7.853, de 8 de agosto de 2006, de sua autoria foi instituído o Dia do Amigo em Sorocaba. Godoy ressaltou ainda a importância da instituição que há muito tempo colabora com a comunidade sorocabana. “Este projeto é uma singela homenagem ao 25º Quarteirão dos amigos, que através de seus membros desenvolvem importantes trabalhos sociais e filantrópicos na cidade”, destacou o vereador.

O prefeito Vitor Lippi salientou a data que faz parte do calendário oficial do município, e parabenizou o vereador Hélio Godoy pela iniciativa. Durante sua manifestação, o chefe do executivo lembrou aos presentes que o vereador Hélio, está sempre atuando nas causas sociais importantes, apóia e realiza homenagens a entidades sociais da cidade. O prefeito ainda destacou o local escolhido para implantação da praça, na entrada da cidade e acesso ao centro político e financeiro do município.

O vice-prefeito José Ailton Ribeiro destacou o trabalho da entidade, falou sobre a importância ao culto da amizade sincera, e a importância da homenagem aos membros do “25º Quarteirão de amigos” no dia em que se comemora o dia do amigo.

Vale lembrar que a nova Praça cívica, será iluminada e terá os pavilhões do Brasil, do Estado de São Paulo, Sorocaba, e do “25º Quarteirão de amigos”.

Entidade homenageada -  A instituição “25º Quarteirão de Amigos” foi fundada em 8 de dezembro de 1950 e declarada de utilidade pública em 11 de outubro de 1973 pela Lei 1.743. A entidade tem sua sede própria na Rua Daniel Pereira do Nascimento, nº 25, Jardim São Carlos, em Sorocaba, e congrega pessoas imbuídas de espírito filantrópico, cultural e cívico. A instituição tem como lema “Do coração é a razão dos amigos”, que representa nas 25 letras da frase, os fragmentos do coração símbolo da entidade.

A entidade nasceu da iniciativa dos caixeiros viajantes que buscaram organizar uma entidade de culto a amizade e ajuda mútua. Hoje com a tecnologia não existe mais os caixeiros viajantes, mas o culto a amizade permanece entre os membros.

*A Rua Basília Basso Mathiazzi, teve sua denominação por meio de
Projeto de Lei nº 388/2006  de autoria do Vereador Hélio Godoy.

FOTO (Luciano Quirino/AI Câmara): Participaram do evento o prefeito Vitor Lippi, o vice-prefeito José Ailton Ribeiro, o vereador Hélio Godoy, o presidente da entidade Antônio Viola Júnior, secretários municipais, e membros do 25º quarteirão de amigos.

(Assessoria de Imprensa/Hélio Godoy)