21/07/2009 12h00

Verba para a o Centro de Referência da Mulher soma R$ 400 mil, e pode aumentar;

“Mulheres da Paz” e “Gerações” são programas previstos para próximos meses

A pedagoga Paula Andrea Vial Silva, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, a vereadora Neusa Maldonado (PSDB), e diversas personalidades relacionadas ao tema “direitos da mulher”, se reuniram ontem, no auditório da Secretaria da Cidadania, para discutir as ações da Coordenadoria nos próximos meses. Entre elas, destacam-se a criação do programa “Mulheres da Paz” e a intensificação do projeto “Gerações”, em parceria com a Secretaria de Saúde.

O programa “Mulheres da Paz” vai capacitar mulheres para atuarem diretamente em seus bairros, junto a jovens em situação de risco. O projeto, que deverá ser posto em prática dentro de alguns meses, prevê cinco capacitações: em direitos humanos, com duração de 60 horas; em acesso a justiça; em mediação de conflitos; em ações de psicologia coletiva, e em ações do Pronasci; esses quatro terão duração de 30 horas cada. As mulheres deverão encaminhar jovens em situação de risco, aos programas municipais adequados, para receberem o tratamento necessário.

Inicialmente, 100 mulheres serão escolhidas, por concurso, e não indicação, para a capacitação. Elas receberão bolsa de R$ 190 por mês. Para se inscrever, é necessário ter renda de até 2 salários mínimos e mais de 18 anos. O grupo será dividido em 10 grupos menores, que atuarão nos bairros onde existem os CRAS e suas imediações, e serão amparados por uma equipe multidisciplinar, com assistente social, psicólogo e advogado.

“Mulheres da Paz é um projeto que permite à mulher atuar de fato em seu bairro. Ela está sendo colocada como agente efetiva de mudança social”, salientou a vereadora Neusa Maldonado, durante o encontro. “Precisamos levar as discussões sobre a ação da mulher para dentro das comunidades, para que todas tenhamos conhecimento para agir de fato”, disse a vereadora, que continua atuando em pleno recesso parlamentar.

Sobre o projeto “Gerações”, que busca diminuir a gravidez de risco, a incidência de recém-nascido de risco e a mortalidade infantil, a Coordenadora anunciou que vai trabalhar a parceria envolvendo a Coordenadoria, o Centro de Referência e a Secretaria da Saúde.

Mais 20 voluntárias devem ser chamadas para compor a equipe da Coordenadoria da Mulher: 10 do poder público, e 10 da sociedade civil. A construção do Centro de Referência da Mulher, que vai abrigar a Coordenadoria, resulta da liberação de R$ 300 mil de emenda da deputada Maria Lúcia Amary e de  R$ 100 mil da Vereadora Neusa Maldonado, que diz que há a sinalização de liberação de mais verba.

Amanhã, a vereadora, em nome da Coordenadoria, se reunirá com o delegado Seccional André Moron, para discutir alguns pontos importantes relativos ao bem-estar da mulher, que foram levantados durante a reunião de segunda-feira.

Assessoria do Gabinete