24/07/2009 12h00

O vereador Hélio Godoy (PSDB), presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias da Câmara Municipal e Coordenador da Frente Regional de Combate aos Efeitos da Crise em Sorocaba e Região, esteve reunido na manhã desta sexta-feira, 24, com economistas e empresários em mais uma reunião da Frente Regional de Combate aos Efeitos da Crise Financeira.

Realizada na sede do Podi (Pólo de Desenvolvimento e Inovação), a reunião contou com explanações de economistas que fizeram balanços da economia atual em vários setores da economia do município de Sorocaba e também da região.

Além dos professores Ludwig Einstein Arguto Plata e Flaviano Lima, estiveram presentes o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Batista Ferrari, Jorge Tanus (representando a Empresa Metso), Carlos Alberto Costa (diretor do Podi), Danilo Dupas (do Desenvolvimento de Comércio Exterior), Devanildo Damião (assessor técnico do Podi) e Mônica Kussunoki. Após a apresentação dos professores, Ludwig e Flaviano, houve um debate entre os participantes que falaram sobre a importância de se falar abertamente sobre a atual situação econômica das grandes e médias empresas do município e também da região.

Segundo o professor Ludwig Plata, as importações caíram muito nos últimos meses e as exportações se mantiveram da indústria local, se acomodando à nova realidade em níveis muitos baixos. Isto demonstra retração da economia, pois a nossa indústria compra (importação) de bens de capital e insumos para a produção para depois exportar e a queda da importação representará menor exportação no futuro. “Houve acomodação da indústria em níveis menores e isto deve se manter nos próximos meses”, ressaltou  o professor durante o debate.

Para o professor Flaviano Lima, o setor de serviços de Sorocaba e região é muito vigoroso e amorteceu a crise no município e garantiu a manutenção de parte do desemprego da indústria. Sorocaba está deslocada do resto do país, tanto na retomada do emprego, que não está acompanhando a melhora, como na indústria que é voltada para exportação para países ainda em crise. Para o representante da indústria (Metso), Jorge Tanus, as indústrias têm procurado novos nichos de mercado em países que ainda não tinham presença e no mercado interno, porém, com a queda do dólar, os resultados continuam ruins.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Batista Ferrari, novos investimentos em Sorocaba estão sendo confirmados pelos investidores, além do Parque Tecnológico que também é fator de atração de novas empresas. O vereador Hélio Godoy, como coordenador da Frente Regional de Combate aos Efeitos da Crise em Sorocaba e Região falou aos presentes sobre a necessidade de promover um Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico nos próximos meses, com a participação de importantes líderes empresariais e políticos.

Para Godoy, o município tem poucas ferramentas para enfrentar a crise, porém, num fórum de discussão, mais sugestões poderão ser feitas e levadas às outras instâncias como o governo do Estado. O fórum deverá ser organizado em setembro (quando o agravamento da crise completa um ano) e já tem a presença confirmada do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Alckmin.