04/08/2009 12h00

Em sessões extraordinárias, foram aprovados o projeto que amplia o número de vagas oferecidas pela Fatec e o que garante o transporte escolar na rede estadual de ensino.

A Câmara Municipal de Sorocaba aprovou, em sessões extraordinárias realizadas na terça-feira, 4, logo após a sessão ordinária, quatro projetos de lei originários do Executivo. Um dos projetos autoriza o município a celebrar convênio com o Estado visando receber recursos para ajudar no transporte de alunos da rede estadual de ensino no município. O Estado vai transferir ao município 2,8 milhões de reais, minimizando os gastos com o transporte escolar, cujo custo total chega a 5,1 milhões de reais.

Também foi aprovado projeto de lei que autoriza o município a fazer convênio com o Estado com o objetivo de aplicar nas escolas municipais o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Criado em meados da década de 90, o sistema — que avalia o nível de aprendizagem dos alunos em português e matemática — fornece informações que subsidiam a política educacional do município. São avaliados alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e alunos da 3ª série do nível médio.

Ainda na área educacional, os vereadores aprovaram projeto de lei do Executivo que vai permitir a ampliação da oferta de vagas na Fatec (Faculdade de Tecnologia de Sorocaba). Mediante convênio entre o município e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, serão executadas várias obras na faculdade que vão permitir a criação de mais 40 vagas na área de Análise e Desenvolvimento de Sistema, no período noturno, e mais 40 vagas, no período vespertino, no curso de Tecnologia em Logística e Transportes.

Também haverá ampliação do número de vagas do curso de Mecânica (modalidade de processos de produção) e a implantação de mais um curso na área de saúde, além da automação de veículos e metalurgia. O convênio vai permitir ainda a construção de um prédio para abrigar o refeitório da faculdade e de outro prédio para o laboratório do curso de Tecnologia em Plásticos. As obras estão orçadas em mais de 2 milhões de reais.

Encerrando a pauta das sessões extraordinárias, a Câmara Municipal também aprovou projeto que autoriza o município a aumentar o repasse mensal para Crami (Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância), que passa de 8,3 mil reais para 15 mil reais. Com isso, as atividades da entidade beneficente, que atende crianças e adolescentes em situação de rua ou na rua, serão ampliadas. O serviço de ronda, por exemplo, passará a funcionar das 9 às 23 horas de segunda a sábado, inclusive feriados.