04/08/2009 12h00

Por iniciativa do vereador Moko Yabiku, movimento iniciado por intelectuais franceses deve integrar calendário oficial do município

O calendário oficial de Sorocaba deverá contar com duas novas datas comemorativas: o Dia dos Vicentinos (27 de setembro) e o Dia do Escoteiro (23 de abril). De autoria do vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB), o projeto de lei que cria as referidas datas foi aprovado, em primeira discussão, na sessão de terça-feira, 4. O objetivo, segundo o vereador, é propiciar o diálogo entre ciência e religião, que está na raiz dos vicentinos, e estimular entre os jovens o cultivo de valores como Deus, a Pátria e o próximo, que alicerçam o movimento dos escoteiros.

“Os vicentinos desenvolvem um importante trabalho social em todo o mundo e em Sorocaba não é diferente”, afirma Moko Yabiku, que integra o movimento, fundado em 23 de abril de 1833, na França, pelo advogado e professor universitário Antonio Frederico Ozanam (1813-1853), natural de Milão, na Itália. A Sociedade São Vicente de Paulo começou a nascer com as Conferências de História e Religião, promovidas por Ozanam e um grupo de universitários na legendária Sorbonne, a Universidade de Paris, onde Ozanam era aluno do curso de direito.

Convulsionada pelas revoluções que se seguiram à Revolução Francesa, a Europa submergia num crescente materialismo e, nas universidades, os alunos antecipavam Nietzsche, anunciando a morte de Deus e da religião. Moko Yabiku conta que Ozanam foi desafiado por um de seus colegas de universidade, que disse que o cristianismo estava morto e perguntou onde estavam as obras que comprovavam a fé dos cristãos. “Foi aí que Ozanam, imitando Cristo e se inspirando em São Vicente de Paulo, decidiu que era hora de ajudar os pobres”, explica o vereador.

O trabalho dos vicentinos é feito por meio das “conferências”, pequeno grupo de leigos que visita famílias pobres, em seu domicílio, levando auxílio material e espiritual, não diretamente em dinheiro. “O próprio papa João Paulo II, reconhecido como uma das maiores personalidades da história contemporânea, declarou que a Sociedade São Vicente de Paulo é um modelo de movimento leigo”, sustenta Yabiku. “Ozanam foi um dos maiores intelectuais católicos de todos os tempos e escreveu várias obras desenvolvendo a idéia de justiça social”, acrescenta o vereador.

Rebeldes com causa — Já em relação ao Dia do Escoteiro, Moko Yabiku sustenta que a data é importante para inculcar nos jovens os valores fundamentais da sociedade, que devem ter continuidade entre as gerações. “O movimento dos escoteiros promove o desenvolvimento social de crianças, adolescentes e jovens”, defende Yabiku, observando que a rebeldia do jovem, nos moldes em que vem sendo cultivada pela mídia, pode impedir o desenvolvimento de valores humanos fundamentais, como o respeito ao próximo e a autodisciplina. “A rebeldia natural dos jovens precisa ser direcionada para uma causa”, sustenta o vereador.

Voltado para crianças, adolescentes e jovens na faixa etária entre 7 e 21 anos, o movimento dos escoteiros foi fundado em 1907 pelo militar inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (1857-1941). O movimento chegou ao Brasil em 1910 e, desde 1928, é considerado uma entidade de utilidade pública, destinada à educação extra-escolar. Para Yabiku, o Dia dos Escoteiros pode contribuir com esse movimento no município: “Infelizmente, em Sorocaba, os escoteiros ainda não dispõem de um local adequado para instalação de sua sede, onde possam desenvolver suas atividades. Esperamos que a aprovação do nosso projeto contribua para mudar esse quadro”.