04/08/2009 12h00
 

Novo jornalismo da equipe de comunicação da Câmara Municipal dá voz e vez à cidade e estimula o debate de temas polêmicos

 

Já está no ar o novo jornalismo da TV Legislativa em Sorocaba. Produzidos pela equipe de comunicação da Câmara Municipal, os novos programas da emissora vão além dos trabalhos do plenário da Casa e enfocam tanto a atuação dos vereadores no município como também a vida da própria cidade. O carro-chefe da nova programação é o Jornal da Câmara. “Ele se tornou mais dinâmico, com várias reportagens externas, que tratam dos mais diversos assuntos de interesse público”, explica a jornalista Cida Muniz, secretária de Comunicação Institucional da Câmara Municipal.

 

O jornal terá duas edições semanais, às terças e quintas-feiras, às 8h30 da manhã, antes das sessões ordinárias da Casa. Apresentado por Cátia Salgado e Franklin Menacci, o telejornal conta com novos quadros. Um deles é o quadro Alta Ajuda, em que o jornalista José Maria e Silva traz reportagens especiais sobre entidades beneficentes de Sorocaba. Na edição de estréia do novo jornal, a entidade retratada foi a Associação Educacional Santa Rita de Cássia, que oferece educação profissional para jovens com dificuldade e aprendizado.

 

Outro quadro novo é a Agenda Cultural, apresentada por Juliano Ventura, que traz toda a programação cultural da semana, como shows, exposições, espetáculos de dança, teatro e outras atrações artísticas. Já os trabalhos do plenário — que sempre foram prioridade na programação — continuam merecendo atenção especial. O quadro De Olho no Plenário, apresentado por Franklin Menacci, destaca os principais momentos de cada sessão, como debates e aprovação de projetos.

 

Polêmicas no ar — Refletindo o clima que costuma marcar as sessões da Casa, a nova programação também reserva espaço para o debate de temas polêmicos. Nas quartas e sextas-feiras, às 10 horas (com reprise às 18 horas), estréia o Câmara em Debate, conduzido pela jornalista Cida Muniz. Além de dois vereadores, o programa sempre irá contar com dois convidados: um especialista no tema em debate e um jornalista da imprensa local.

 

A primeira edição do Câmara em Debate, que vai ao ar nesta quarta-feira, 4, discute habitação e regularização fundiária no município. Gravado na segunda-feira, 3, sob o comando de Cida Muniz, o polêmico debate foi protagonizado pelos vereadores Helio Godoy (PSDB) e Izídio de Brito (PT), com a participação do arquiteto João Luiz de Souza Áreas e do jornalista Fábio Andrade, da Rádio Cruzeiro FM. O próximo debate, sobre transporte coletivo, vai ao ar no dia 12, com os vereadores José Caldini Crespo (DEM) e Francisco França (PT), além do presidente da Urbes, engenheiro Renato Gianolla, e o jornalista Marcelo Andrade, do jornal Cruzeiro do Sul.

 

Outro novo programa é o Espaço Cultural, com a jornalista Amanda Mendes. Levado ao ar nas quartas e sextas-feiras, às 11 horas (com reprise às 18), o programa abre espaço para os artistas de Sorocaba. Na edição de estréia, a atração é o cantor Roberto Guimarães, que, além da semelhança física com Roberto Carlos, se dedica a apresentar seu repertório em shows, disco e DVD, no Projeto Tributo ao Rei. A nova grade de programação se completa com o programa Documentário in Foco, com Juliano Ventura, que vai ao ar às quartas e sextas-feiras, às 11h30, com reprise às 18 horas. O programa se dedica à produção audiovisual da cidade, especialmente a que é produzida nas universidades locais.